Rádio Peão chega ao 100º episódio neste domingo (26) com comemoração na Asa Norte

No ar pela Cultura FM Brasília desde dezembro de 2023, a Rádio Peão chega ao seu 100º episódio neste domingo, 26 de outubro. Para celebrar, os realizadores do programa receberão parceiros e ouvintes no Bar Pardim (405 norte) a partir de 11h, para uma audição coletiva do programa especial.

A Rádio Peão é uma produção da CUT-DF em parceria com a jornalista e cantora Alessandra Terribili; e conta com Dudu Maia, um dos músicos mais importantes de Brasília, nos trabalhos técnicos. Semanalmente na rádio pública do Distrito Federal, o programa debate temas relevantes para a classe trabalhadora brasileira, em especial, do DF, a partir de músicas do cancioneiro nacional.

Diversos dirigentes do movimento sindical da educação já participaram do programa como convidados, como Márcia Gilda, Cleber Soares e Elineide Rodrigues, do Sinpro; Rosilene Corrêa e Heleno Araújo, da CNTE; Antônio Lisboa, da CUT nacional e da Confederação Sindical Internacional; e Rodrigo Rodrigues, presidente da CUT-DF e um dos idealizadores do programa.

“Nós precisamos chegar à classe trabalhadora por todos os meios que forem possíveis, e a Rádio Peão foi uma forma que encontramos de abordar diversos temas do cotidiano que atravessam trabalhadoras e trabalhadores do DF. E com a música, esse diálogo se torna mais lúdico, leve e atinge as pessoas em outro nível”, afirma o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

O dirigente lembrou ainda que o projeto não seria possível sem a Cultura FM, rádio pública, que, segundo ele, tem um papel fundamental na vida das pessoas e ganha mais importância nos dias atuais, em que a informação circula de forma acelerada e nem sempre confiável.

“Ela é um instrumento de democratização da comunicação, que dá voz a quem muitas vezes é silenciado pelos grandes meios de mídia. Mais do que informar, a rádio pública forma, educa e conecta”, diz Rodrigues.

 

100 domingos

Ao longo de 100 episódios, muitas temáticas foram colocadas em debate. A educação esteve presente em diversas oportunidades, como nos programas sobre volta às aulas, Dia do Professor e adultização.

“A Rádio Peão mostra que os compositores e compositoras do Brasil sempre foram conectados com os debates da conjuntura e com a realidade do povo”, conta a apresentadora Alessandra Terribili. “Desde questões tradicionais, como educação, saúde, moradia e mobilidade urbana até outras que são muito características do nosso tempo, como migração, jornada de trabalho, soberania digital, justiça climática”, completa.

A Rádio Peão vai ao ar aos domingos às 11h30 e nas quintas-feiras às 20h30. Todos os programas que já foram ao ar estão disponíveis no site da CUT-DF.

 

Com a colaboração de Marina Maria (CUT-DF).