“Queria olhar de outro lugar” | Mostra da Referência Galeria de Arte instiga a imaginar outras possibilidades de futuro

No próximo dia 18 de janeiro, das 10h às 15h, a Referência Galeria de Arte, na 202 Norte do Plano Piloto, abre a mostra “Queria olhar de outro lugar”. São obras de artistas que formam o acervo da galeria, com curadoria de Emerson Dionisio Oliveira e Pedro Ernesto. Em cartaz até o dia 28 de fevereiro, a visitação é de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 15h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

 

Imagem de uma das obras que serão expostas na mostra “Queria olhar de outro lugar”

 

A amostra é um convite a olhar o mundo de outro lugar, a imaginar outras condições humanas e outras possibilidades de futuro, para além de esquemas programados. Segundo os curadores, as obras reunidas nesta exposição são lembretes desses futuros possíveis. “Queria olhar de outro lugar” marca o início das comemorações de 30 anos da Referência no mercado de arte brasileiro.

A exposição que ocupará os dois andares da Referência Galeria de Arte é o resultado da pesquisa dos curadores no acervo da galeria. No primeiro andar da galeria, são apresentadas obras de artistas que tratam da paisagem, de viagens e errâncias que abordam os constantes movimentos, geografias inventadas. “Tratam dos mais diversos tipos de passagens: temporais, entre fronteiras, entre o mundo concreto e o sutil”, afirmam Emerson Dionisio e Pedro Ernesto.

No subsolo, trabalhos de Camila Soato, Raquel Nava, Gu da Cei e Marcelo Camara dão pistas sobre o que desejam para o futuro. O humor dessas obras aparece como estratégia de aproximação a pautas urgentes e fundamentais. São obras que tratam de temas como gênero e sexualidade, a mobilidade urbana, o questionamento de hegemonias e o hedonismo fútil. Rogério Ghomes, Léo Tavares, Josiane Dias, Clarice Gonçalves e Patrícia Bagniewski são artistas que abordam o corpo como protagonista também participam da mostra.

 

Serviço:

“Queria olhar de outro lugar” | Mostra coletiva com obras de: Adriana Rocha, André Santangelo, Camila Soato, Carlos Vergara, Clarice Gonçalves, Claudio Tozzi, Daniel Perfeito, Diô Viana, Francisco Galeno, Gu da Cei, João Angelini, José Roberto Bassul, Josiane Dias, Karina Dias, Léo Tavares, Marcelo Camara, Márcio Borsoi, Patrícia Bagniewski, Rogério Ghomes, R. Godá, Rodrigo Zeferino, Rubem Valentim e Veridiana Leite

Curadoria: Emerson Dionisio Oliveira e Pedro Ernesto

Abertura: 18 de janeiro, das 10h às 15h

Endereço: 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo – Asa Norte – Brasília-DF

Visitação: até 28 de fevereiro de 2025; sábado, das 10h às 15h

Entrada gratuita

Classificação indicativa livre para todos os públicos