Projeto do CEF 26 de Ceilândia tira nota máxima no Circuito Regional de Ciências
O que nasceu do desejo de estudar o Cerrado e plantar 12 árvores tombadas do Cerrado em espaços públicos do Distrito Federal tem rendido muitos frutos para o Centro de Ensino Fundamental 26 de Ceilândia. Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto CerradoGráfico foi classificado para a fase final do Circuito Regional de Ciências, alcançando a nota máxima nesta edição.
Trabalhando com o tema “Jornada Hidrográfica da Turma do Cerrado, baseado em Água para quê?”, os(as) estudantes da unidade escolar coletaram água pela cidade de forma simbólica, com o objetivo de plantar dois Ipês amarelos dentro da escola. Para ilustrar esta jornada, além de escrever um Diário de Bordo em formato de jornal, foi produzido um podcast para falar do projeto, com escrita e desenhos da segunda edição dos quadrinhos da Turma do Cerrado. Nela, os(as) apresentadores(as) do circuito são os protagonistas.
Este ano a escola trabalhou com dois projetos: um para fazer as histórias em quadrinhos e outro para medir temperaturas e umidade em parques públicos. Os estudantes escolheram o Projeto CerradoGráfico, que tem a Turma do Cerrado e o Capibando, para representar o DF na VI CNIJMA, uma conferência nacional do meio ambiente que aconteceu em Luziânia com delegações de todo o país.
O professor Jackson Wesley Lopes Barreiros explica que o Circuito de Ciências é feito para se pensar em políticas públicas. “No quesito pedagógico, o aluno cria projetos que vão além da sala de aula. São interdisciplinares e fomentam a construção de políticas públicas. Ao pensarmos na natureza, o DF é a capital do país e precisa fomentar a preservação do Cerrado. O projeto CerradoGráfico luta por este objetivo central faz anos, com projetos diferentes, que pensam na questão da identidade e patrimônio de uma instituição. O CEF 26 indica a direção de que todo parque urbano deveria ter as 12 árvores tombadas do Cerrado, como forma de lutar contra a discriminação ambiental. Representamos em fotos, em quadrinhos, em podcast, tudo com o objetivo de buscar políticos que aprovem esta lei no legislativo.”
O projeto foi apresentado no Circuito de Ciências de Ceilândia e tirou 300 pontos, a nota máxima.

