Projeto de professor leva cultura e diversidade à escola de Planaltina e promove autonomia de estudantes
Na última quinta-feira (17/7), o CED Stella dos Cherubins Guimarães Trois, de Planaltina, recebeu o Projeto Sarau do Stella. Com o tema cultura e diversidade, a iniciativa foi planejada e coordenada pelo professor de História da SEEDF e poeta planaltinense, Geraldo Ramiere. A produção e execução ficaram por conta dos(as) estudantes.
Na atividade, que envolveu a comunidade escolar local, foram realizadas apresentações de poesia, dança, música, exposições e outras manifestações da arte.
Mas o evento, que está em sua segunda edição, tem um objetivo maior. Mais que incentivar a produção cultural e juntar expressões artísticas, o Sarau busca promover a autonomia dos(as) alunos(as). Nesse sentido, todo o desenvolvimento do projeto foi realizado pelos(as) estudantes do 1º Ano A e 1º Ano F.

A escolha do tema, a construção da identidade visual, a divulgação, a organização do espaço, os registros fotográficos, entre outras ações, foram colocadas em prática pelos(as) alunos(as), sob supervisão do professor Ramiere.
Ao longo do primeiro semestre, o professor Ramiere trabalhou com as turmas os assuntos necessários para a realização do evento. Todo o aprendizado ganhou vida e expressão e foi apresentado no Sarau.
“A ideia do Sarau não é só promover a cultura ou dar espaços a artistas da escola, mas principalmente incentivar os estudantes para que eles sejam autogestores, criativos, aprendam a trabalhar em equipe e a lidar com responsabilidades”, disse o educador.
Uma nova edição do Sarau, com novo tema, deve ser realizada em 2026.