Projeto “Cinema na Escola” transforma redações em curtas-metragens no CEF 418 de Santa Maria
Em uma sala de aula do Centro de Ensino Fundamental 418 de Santa Maria, as lições não têm sido apenas ler e escrever, mas dirigir, atuar e contar histórias. Desde 2017, o projeto “Cinema na Escola” transforma a unidade escolar em um verdadeiro estúdio cinematográfico, onde alunos(as) de 7 a 11 anos (do 1º ao 5º ano) são os(as) protagonistas, roteiristas e estrelas de curtas-metragens amadores.
A iniciativa nasce no caderno, com caneta e lápis. Os(as) professores(as) incentivam a produção de redações com temas livres, estimulando literatura, escrita e interpretação. O melhor texto de cada turma, selecionado pelo potencial para virar um enredo, avança para uma nova fase. Uma banca avaliadora, formada por coordenadores pedagógicos e a professora da sala de leitura, elege uma redação por ano. Ao final, cinco histórias únicas – uma representando cada série – estão prontas para ganhar vida nas telas.
Com os roteiros definidos, a escola abre as “audições”. O processo é democrático: qualquer estudante pode tentar um papel, desde que no filme correspondente ao seu ano. Um(a) aluno(a) do 3º ano, por exemplo, concorre para os personagens do curta do 3º ano.
Após a seleção do elenco, começam os ensaios. Os(as) próprios(as) estudantes colaboram na produção: ajudam a dividir as falas, buscam roupas para o figurino e, quando necessário, fantasias são confeccionadas. No dia marcado, a escola se transforma. Corredores e pátio viram sets de filmagem, onde as crianças, sob a orientação dos(as) professores(as), gravam as cenas com entusiasmo contagiante.
Depois das gravações, as filmagens seguem para a edição. A culminância do projeto é um grande evento para a comunidade escolar. Familiares, estudantes e funcionários se reúnem para a estreia dos cinco curtas, em uma sessão de cinema seguida de cerimônia de premiação, que celebra o talento e o esforço dos(as) jovens cineastas em diversas categorias.
Mais do que aprender sobre cinema, o projeto “Cinema na Escola” mostra que, quando a educação dá asas à criatividade, a sala de aula pode se tornar o palco para as mais incríveis histórias – todas escritas, protagonizadas e aplaudidas por quem está construindo o futuro: as próprias crianças.
“O mais importante em todo esse processo é que a educação, aliada à cultura das artes, do cinema, são caminhos para libertar pessoas e transformar sociedades. Aqui as crianças têm a oportunidade de tornar realidade sonhos e fazer ser possível uma verdadeira mudança social”, finaliza o coordenador do CEF 418, Weslei Garcia.
Clique aqui e confira o álbum do Facebook.
