Professores de AL mantém greve e protestam em frente à sede do governo

Em assembleia geral realizada na manhã desta 2ª feira (10), na sede do Sinteal, no bairro do Mutange, trabalhadoras/es em educação da rede pública estadual, em greve desde o último dia 16/07, decidiram pela continuidade do movimento até que o Governo do Estado atenda as reivindicações da categoria, que incluem, além do reajuste salarial de 13,01% para todas/os as/os servidoras/es (magistério e funcionárias/os), a reformulação dos Planos de Cargos e Carreira; inclusão de secretárias/os escolares no quadro da educação; ampliação da jornada de trabalho; convocação da reserva técnica do concurso de 2013 e a “recapitalização” da Previdência estadual.
Informes e ato de apoio
A abertura da assembleia foi feita pela presidente do Sinteal, Consuelo Correia, que saudou a presença efetiva da categoria na assembleia e passou à plenária informações sobre a tentativa de negociação e esclarecimentos jurídicos. Em seguida, falou a secretária de Formação do Sinteal e também secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Alagoas, Girlene Lázaro, que convocou a categoria para participar, no próximo dia 20 de agosto, em Maceió, de grande ato público de apoio a presidenta Dilma Roussef e ao ex-presidente Lula, intitulado “Fora fascistas, tirem as mãos da democracia”. O ato acontecerá em centenas de grandes capitais brasileiras.
Indignação
No prosseguimento da assembleia, todas/os as/os representantes dos núcleos regionais do Sinteal apresentaram um quadro de suas regiões. Em seguida foi a vez da categoria se pronunciar, e o que ficou constatado é o enorme sentimento de indignação, de injustiça provocado pela posição do governo estadual contra a educação estadual e seus trabalhadores e trabalhadoras.
“O sentimento não poderia ser outro senão este de injustiça porque, na hora de cumprir a lei, cumprir o piso e outras reivindicações mais do que justas da educação, este governo prefere fazer o contrário daquilo que prometeu no palanque eleitoral”, disse Consuelo.
Chamada a votar, a categoria decidiu pela continuidade da greve.
Ato conjunto
Terminada a assembleia, mais de uma centena de trabalhadoras/es da educação lotaram 03 ônibus que saíram do Sinteal em direção à Praça Floriano Peixoto para um ato-protesto em frente à sede da Assembleia Legislativa Estadual.
Unidos, trabalhadoras/es em educação e trabalhadores e trabalhadoras da luta do campo realizaram uma marcha de protesto até à sede do Governo do Estado, onde mais um ato público foi realizado para cobranças e críticas ao Executivo estadual .
O protesto terminou por volta das 14 horas e teve, ainda, a participação de estudantes, pais e mães, de lideranças da CUT/AL e do SindPrev, e de membros do Movimento de Monitores, que, nas palavras de um de seus representantes, a partir de agora haverá a participação na luta conjunta dos efetivos e do Sinteal.
A luta da educação continua com o cumprimento da agenda de mobilizações, que, nesta 3ª feira (11/08), será no município de Delmiro Gouveia, no sertão alagoano, onde será realizado mais um ato público em defesa das reivindicações da categoria.
(Do Sinteal)