Professores de Curitiba aprovam indicativo de greve em abril

Na noite da última quinta-feira (19), o magistério municipal de Curitiba, reunido em assembleia, aprovou indicativo de greve para o dia 8 de abril. Segundo a entidade, professoras e professores da rede estão indignados com a forma como a prefeitura tem conduzido o processo de implantação e enquadramento no novo Plano de Carreira da categoria, conquistado em outubro de 2014.
Depois de dois anos de negociação com a gestão Fruet sobre o Plano de Carreira, a divulgação do simulador, na segunda-feira (16), gerou muita revolta no magistério. “O sentimento geral é de que o longo processo de negociação foi ignorado nessa reta final. Uma grande parcela da categoria, com mais de 15 anos de rede, se sentiu duplamente penalizada com as distorções demostradas na ferramenta”, diz nota distribuída à imprensa pelo sindicato da categoria.
A prefeitura reconheceu que o simulador precisa de ajustes, mas ainda não divulgou quais foram os erros. Além disso, a entidade reclama que a administração municipal não apresentou a base de cálculo usada na primeira versão do simulador.
O magistério reivindica que a trajetória de carreira, critério para enquadramento no novo Plano, seja calculada com base nos crescimentos que cada professora ou professor teve oportunidade real de participar, desde 2001, quando o atual Plano de Carreira da categoria foi implantado.
Para as professoras e professores da rede, ou a administração municipal garante um processo de enquadramento que não gere novas distorções ou o magistério entrará novamente em greve.
(Do Nota 10)