Professores da Rede Estadual de PE param nesta segunda e terça-feira

notice
Outdoor do Sintepe com reivindicação do pagamento do piso

Portal CUT – Escrito por: CUT-PE

 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SINTEPE

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) convocou a categoria para mais dois dias de paralisação em toda a rede estadual de ensino, nestas segunda e terça-feira, 8 e 9 de maio. O movimento faz parte da Campanha Salarial Educacional 2023 e exige do governo do estado o reajuste do Piso Salarial do Magistério – que em 2023 é de 14,95% – em toda a carreira da educação pública estadual. Confira abaixo a agenda

Até o momento não há acordo com o governo. Na segunda rodada de negociações com o sindicato, ocorrida no dia 14 de abril, a Secretaria de Educação propôs reajustar o Piso Salarial do Magistério apenas para aqueles professores e professoras que estão abaixo do valor (R$ 4.420,55), o que atingiria uma mínima parte dos professores concursados e que estão em sala de aula há mais tempo. Mesmo assim, o reajuste só viria em parcelas a partir de outubro. Aposentados e funcionários da Secretaria de Educação ficaram de fora. A proposta do Governo foi rechaçada em assembleia da categoria no mesmo dia.

Reposição das Aulas

O Sindicato esclarece que a reposição das aulas dos dias de paralisação “é um direito do estudante que deve ser garantido pelo governo e só acontecerá se não houver o desconto das faltas”. O Sintepe também afirma que o calendário de reposição das aulas faz parte das discussões da Mesa de Negociação, o que geralmente entra no acordo final firmado entre Sindicato e Governo.

Jornada de Lutas

Durante a semana o Sintepe realiza uma “Jornada de Lutas” com início nesta segunda-feira com a “Vigília da Educação”, um protesto em frente à Secretaria de Administração (SAD), na Avenida Antonio de Goes, das 15h às 18h, para dar apoio à Comissão de Negociação do Sindicato que estará reunida com o Governo. Na terç -feira, às 9h, o sindicato realiza uma Assembleia Geral para discutir os termos da negociação com o Governo.

Na quarta e quinta-feira (10 e 11), o Sintepe participa de um seminário com os demais sindicatos da educação pública para tratar do monitoramento do uso dos recursos do Fundeb. Já na sexta-feira (12), às 14h, no Auditório G2, da Unicap, realizará mais um debate sobre a Antirreforma do Novo Ensino Médio, lançando o Comitê contra a Antirreforma do NEM. A atividade contará com a presença da senadora Teresa Leitão (PT/PE) e do presidente da CNTE, Heleno Araújo.

O Sindicato também tem feito uma intensa campanha nas redes sociais, nas escolas e com um outdoor móvel cujas frases de impacto são “Governadora, já passou da hora! Pague o reajuste do Piso na Carreira da Educação”. A mídia ambulante está percorrendo as principais avenidas das cidades na Região Metropolitana do Recife.

Agenda de Mobilizações

8 e 9 de Maio – paralisação da rede estadual

8 de maio das 15h às 18h, em frente à SAD – vigília da educação

9 de maio, às 9h, no Teatro Boa Vista (Recife) – assembleia geral

10 e 11 de Maio, Auditório do Sindserpe – II Seminário do Fórum dos Sindicatos da Educação sobre Fiscalização do Fundeb

12 de Maio, às 14h, auditório G2 da Unicap (Recife) – Debate sobre a revogação da antirreforma do ensino médio

12 de Maioàs 14h, auditório G2 da Unicap (Recife) – Lançamento do Comitê pela Revogação da Antirreforma do Ensino Médio

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sintepe