Participe de pesquisa da professora Manuela da Costa sobre Yoga nas escolas do DF

A professora de educação física Manuela Bittencourt da Costa, que também é mestranda da UnB, pede ajuda dos e das colegas da rede pública. Ela desenvolve a pesquisa “Yoga como conteúdo na Educação Física escolar: potencial pedagógico e desafios na prática docente”. O objetivo geral da investigação é compreender como os professores de Educação Física da rede pública do Distrito Federal percebem as potencialidades, os limites e os desafios envolvidos na implementação pedagógica do Yoga nas aulas.

Nesta etapa de coleta de dados, Manuela aplica um questionário on-line para ser respondido por professores(as) de educação física (efetivos ou do contrato temporário). Ela precisa alcançar o maior número possível de professores de Educação Física da Secretaria de Educação.

Clique aqui e responda o formulário

O trabalho de Manuela integra a pesquisa-guarda-chuva “A Educação Física escolar nas escolas públicas do Distrito Federal”, coordenada pela Prof.ª Dra. Jessica Frasson. O projeto está devidamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), e conta com o Termo de Anuência Institucional para Pesquisa.

Entre os objetivos específicos, destacam-se:

  • Identificar e analisar produções acadêmicas sobre Yoga no contexto escolar;
  • Mapear e descrever como essa prática tem sido implementada nas escolas públicas do DF;
  • Identificar limites e desafios relatados pelos professores;
  • Desenvolver um recurso educacional, na forma de curso de extensão, para subsidiar a formação continuada de professores da SEEDF, apoiando a implementação do Yoga em consonância com os documentos curriculares.