Professora da EC 06 do Guará disputará Mundial de Ultramaratona na Croácia

Sem nenhuma pretensão, mas ano após ano, as passadas de Helen Cristina Caldeira, de 47 anos, foram percorrendo distâncias cada vez mais longas. A professora da Escola Classe 06 do Guará, começou a correr simplesmente para ser aprovada em um teste de resistência de um concurso para a polícia. Muitos anos depois, o gosto pela corrida, o desafio de novas distâncias e a empolgação em sempre querer ir adiante, resultou em uma convocação da Confederação Brasileira de Atletismo para a atleta disputar o Mundial da Ultramaratona, em setembro na Croácia.
“Comecei a correr sem nenhum foco em competição, nunca imaginava subir em algum pódio”, confessa. Ela começou correndo as provas de 5km e 10km, inclusive venceu duas edições da Corrida do Sinpro. “Quando disputei as corridas do Sindicato, que são curtas, meu foco já era para as corridas mais longas, por isso não as disputei mais. Após correr 10km, achava uma loucura quem corria 21km (meia maratona). Acabei correndo e gostei. Aí me chamaram pra correr a maratona (42km). Pensei que seria mais loucura ainda (risos). Na empolgação, disputei a maratona em Buenos Aires, fui no ‘oba oba’ dos amigos e gostei. Acabei me apaixonando por provas longas”, admite.
Na edição da Volta do Lago de 2018 (que ela venceu pela terceira vez), a professora percorreu os 100km e com o tempo obtido, conseguiu o índice para disputar o mundial. “A prova longa é um momento seu. Você está em sintonia com você mesmo. É uma superação pessoal, a cada quilômetro percorrido. Meu objetivo nos 100km (mesma distância da Ultramaratona) era apenas terminar a prova, mas fui muito além do que imaginava”, relata.
Helen afirma que a Confederação arca com uma parte das despesas, mas agora ela também disputa outra corrida, para juntar recursos para a viagem, pois principalmente as passagens  são pagas pelo própria atleta. Algumas rifas são organizadas na escola, enquanto a atleta corre (mais uma vez) na busca por patrocínios.
Corrida do Sinpro
Em abril deste ano, ocorreu a quinta edição da Corrida, Caminhada e Passeio Ciclístico do Sinpro, com a participação de 3 mil educadores (as) da rede pública, arrecadando mais de 250 quilos de alimentos não perecíveis que foram doados para a Associação das Mulheres de Sobradinho II. A próxima edição da Corrida será no primeiro semestre de 2019, em data ainda a ser definida.