Professor Ilson, o vascaíno mais querido da EC 22 do Gama
A Escola Classe 22 do Gama prestou homenagem a um dos mais queridos vascaínos da região: o professor Ilson Cavalcante de Holanda, que lecionou na escola por 30 anos. Ele pediu transferência para uma escola rural, onde quer concluir sua carreira. O ano de 2025 foi o último em que lecionou na EC 22.
Ilson é descrito por colegas e alunos como uma pessoa que se preocupa com todos, e que cuida de todos. Foi coordenador, diretor, supervisor pedagógico. De todas as funções, a de professor do quinto ano foi a que desempenhou com carinho especial. Ilson adorava lecionar para os quintos anos. Ultimamente, devido a um acidente, trabalhava na sala de leitura da escola.
O carinho com o vascaíno mais famoso da EC 22 se estende a toda a comunidade escolar. A ex-aluna Gabriela Britto comentou algumas décadas depois de estudar com Ilson: “Foi o melhor professor que já tive, e amo o carinho que ele tem pelos alunos… há pouco tempo encontrei com ele na rua. Pensei que ele nem ia lembrar, mas ele lembrou – e olha que estudei com ele na terceira e quarta série!”
Vicktória Rodrigues é mãe de duas (agora ex-) alunas de Ilson, e declarou: “Minhas duas filhas amam esse professor. Uma pessoa maravilhosa, coração doce, onde quer que nos encontre vem nos cumprimentar sempre com um sorrisão”
Os colegas também nutrem admiração por ele. “Ilson é um professor muito amado por todos os colegas, uma pessoa maravilhosa que cuida de todo mundo, se preocupa com todo mundo”, lembra a professora Ana Medeiros, que completa: “uma pena ele sair da escola, mas ele quer encerrar a carreira trabalhando na zona rural. Tenho certeza que a escola que irá recebê-lo só terá a ganhar.”
A diretoria colegiada do Sinpro parabeniza o professor Ilson, e deseja que seus próximos anos na rede pública do DF sejam plenos de alegrias.
