Professor do DF vence prêmio nacional com projeto de matemática

Motivado pelo debate sobre inclusão e equidade na educação matemática, o professor mestre Inácio Athayde-Oliveira, da rede pública de ensino do Distrito Federal, desenvolveu um trabalho focando em práticas pedagógicas para estudantes surdos. O esforço foi coroado com o primeiro lugar no 8º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, onde o educador venceu o Desafio de Comunicação Científica promovido pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat).

Em seu trabalho, Inácio demonstrou uma convergência com a temática central do simpósio e com os princípios do Compromisso Nacional Toda Matemática (Decreto nº 12.641, de 1º de outubro de 2025). A pesquisa abordou a interpretação e a resolução das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em Libras, utilizando materiais manipulativos. O projeto envolveu a estudante surda Hellen Cristyan Mendes, que realizou a releitura das questões e as resolveu utilizando recursos visuais.

 

Foto: Divulgação

Na foto, professor Cleyton Gontijo (camiseta verde), a estudante Hellen Cristyan e o professor da SEEDF, Inácio Antônio Athayde-Oliveira (camiseta azul)

 

Hellen recebeu um certificado de honra pela sua contribuição ao desafio. Atualmente, ela é estudante do curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua da Universidade de Brasília (UnB).

O professor Cleyton Gontijo participou do trabalho por sua linha de pesquisa em Educação Matemática, especificamente nos temas: criatividade em matemática, pensamento crítico e criativo em matemática, resolução e elaboração de problemas e avaliação em matemática; tendo o olhar para o protagonismo dos estudantes

 

Fortalecimento do ensino de matemática

O Desafio de Comunicação Científica teve como objetivo identificar e premiar as melhores práticas docentes criativas que contribuem para o fortalecimento do ensino da matemática no país.

Além do professor Inácio Athayde-Oliveira, outros nove docentes de diversas regiões do país também tiveram seus desafios reconhecidos. Os premiados terão dez experiências formativas promovidas pelo Ministério da Educação (MEC), oferecendo visitas ao renomado IMPA TECH e outras ações de formação, com todos os custos de passagem e hospedagem financiados.

A valorização de projetos ligados ao ensino de matemática mostram a importância de investir em práticas pedagógicas que reconheçam a diversidade dos estudantes, além de eliminar barreiras de aprendizagem. É um passo significativo para construir um Brasil onde a matemática seja, de fato, um direito acessível e uma ferramenta de empoderamento para todos.