Professor do CEM 01 do Paranoá apresenta seu projeto no Fórum Social Mundial

Vinicius Silva de Souza é professor de filosofia do CEM 01 do Paranoá. Na escola, ele desenvolve um projeto, que na verdade é um fanzine/panfleto. A iniciativa deu tão certo que ele foi convidado por sua orientadora Mariângela Nascimento a explicá-lo em um grupo de pesquisa no Fórum Social Mundial, que está ocorrendo em Salvador. O próprio professor explica sobre o mesmo.
“É um fanzine informativo. Eu apresento um tema, dou espaço para os alunos se expressarem e eles apresentam um material. Nós sentamos juntos, escolhemos qual o material será utilizado no panfleto e o reproduzimos”, diz.
Esses panfletos são distribuídos para os mais de 2 mil alunos da escola e também para a comunidade escolar. “Usamos temas transversais, como sexualidade, gênero, papel da mulher na sociedade, drogas e gravidez na adolescência”, relata.
No FSM, o professor apresentará seu projeto no III Fórum GIRA – Todas Unidas! Contra o fascismo e a favor dos estudos de gênero. GIRA é o Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação. Vinicius deve se apresentar na tarde desta quinta-feira (15) e não esconde a ansiedade.
“Minha proposta é divulgar o trabalho para que todas as pessoas se interessem e reproduzam esta ideia dentro das salas de aula de ensino médio pelas escolas públicas de todo o país”, salienta