Professor da rede pública de ensino vence prêmio sobre direitos humanos

O professor da rede pública de ensino do DF e da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Jucelino de Sales, foi um dos vencedores do Prêmio Direitos Humanos – Edição Luiz Gama & Esperança Garcia. A cerimônia de premiação será realizada nesta quarta-feira (10), durante a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos (ConDH).

O evento acontecerá em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, com a presença de autoridades, representantes de movimentos sociais, especialistas e pessoas premiadas de várias regiões do país.

Jucelino de Sales foi reconhecido na categoria Juventude Negra Viva, temática que, desde a criação do Prêmio dos Direitos Humanos, em 1995, recebe destaque pela primeira vez. A premiação reafirma o compromisso ético, político e social do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em reconhecer trajetórias que contribuem para a construção de um Brasil mais justo e igualitário.

A escolha dos premiados contou com uma Comissão Julgadora de grande renome em pautas humanitárias, composta por Eliane Alves Cruz, Fêtxawewe Tapuya Guajajara Verissimo, Ivan Baron, Julio Renato Lancelotti, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Vera Lúcia Santana Araújo.

 

Professor Jucelino foi premiado na categoria Juventude Negra

 

Sobre Jucelino de Sales

Nascido em 1985, no município de São João D’Aliança (GO), Jucelino de Sales é o filho mais velho de Maria da Cruz Damacena, mulher negra da zona rural do nordeste goiano, e de Calixto Damacena Sales — in memoriam. Dessa união, brotou coragem, nasceu Jucelino. Homem negro, goiano, que encontrou nos estudos um caminho para transformar sua própria história. Encontrou na educação uma forma de romper barreiras e, na literatura, uma fonte de sentido na vida e resistência no porvir.

Trabalhador desde a juventude — de pintor a professor — no decurso de quatro anos, percorreu diariamente mais de 200 quilômetros para concluir o tão sonhado ensino superior. Hoje, é professor da Universidade Estadual de Goiás – Campus Nordeste, em Formosa (GO), instituição que o acolheu como estudante há quase duas décadas. Mestre e doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), desenvolve pesquisas dedicadas aos estudos negros, às narrativas de resistência, à memória e às representações da população negra na literatura brasileira.

Como escritor, soma mais de cinco obras publicadas e atua, ainda, como organizador, palestrante e orientador de trabalhos acadêmicos voltados às temáticas étnico-raciais. Sua caminhada reúne produção científica, compromisso social e engajamento com a formação da juventude, especialmente em contextos de vulnerabilidade, consolidando-o como uma voz relevante nas discussões sobre literatura, educação e direitos humanos no Brasil.