Pressão popular força deputados a votarem contra o PL 4330

A Câmara aprovou na noite de quarta-feira (22), por 230 votos a favor e 203 contra, emenda aglutinativa alterando alguns pontos do PL 4330, projeto que regulamenta a terceirização. Apesar da aprovação, a votação evidencia o recuo de algumas bancadas partidárias. Após várias ações feitas pela CUT e por outras centrais sindicais nos estados e também por conta da pressão popular, muitos parlamentares que haviam votado a favor do PL recuaram e votaram contra. Entre a primeira votação e a votação das emendas, ontem, muitos deputados recuaram. Por isto a importância da população continuar pressionando os parlamentares enviando e-mail, ligando e cobrando que o PL não se transforme em lei.meme

A emenda manteve no texto-base a possibilidade de terceirizar a atividade-fim, o que permite que empresas possam subcontratar para todos seus setores de atividade. A emenda foi aprovada com apoio do PSDB, PMDB, DEM, PSD e Solidariedade, entre outros, enquanto que PT, PCdoB, PSB, PV, PDT, Pros e Psol ficaram contrários à proposta.

20150423135753Quem tem acompanhado os telejornais percebe o empenho da Rede Globo em tentar convencer a população que o projeto da precarização é bom para os trabalhadores. O PL está tão disputado na sociedade que até mesmo o presidente da FIESP, Paulo Skaf, utilizou o espaço na TV para fazer propaganda a favor do projeto da precarização. Em outra ponta as centrais sindicais estão fazendo pressão para que o projeto não vire lei, uma vez que ainda seguirá para o Senado Federal.

“Temos que impedir o maior roubo trabalhista que se tem notícia, que retirará direitos que os trabalhadores levaram centenas de anos para conquistar com muitas lutas, sangue e vidas. Devemos enfrentar firmemente os ladrões de direitos para o bem desta e das futuras gerações de trabalhadores”, afirma Rodrigo Britto, presidente da CUT Brasília.

Concursos públicos

O presidente da CUT Nacional, Wagner Freitas, afirma que além de todas as perdas para os trabalhadores, o PL também traz uma série de prejuízos para aqueles que sonham com o funcionalismo público. “Falando direto para os professores e professoras do Distrito Federal, este projeto de lei visa acabar com os concursos públicos. Neste caso não teremos mais concursos e os professores serão contratados de forma precarizada. Por isto precisamos impedir este PL”.