EC 18 do Gama ganha Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero

A Escola Classe 18 do Gama ganhou o 9º Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, oferecido pela CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades -, na categoria escola fundamental I. Cerca de 2 mil projetos de todo o país, entre escolas e docentes, inscreveram-se para o prêmio.

A prática premiada foi o Movimento de Educação Transformadora e Antirracista, que oferta aos estudantes momentos de aprendizagem sobre a cultura africana e indígena, como via de enfrentamento ao ódio, ao preconceito racial e à opressão estrutural. Diversas ações compõem o projeto, como debates, apresentações culturais e bibliografia antirracista.

Segundo o diretor da EC 18, Thiago Paz, o Movimento de Educação Transformadora e Antirracista influencia todas as ações e projetos da escola, além do currículo aplicado em sala de aula. “A gente busca tratar o tema de forma transversal nos planejamentos didático-pedagógicos, para que os estudantes tenham familiaridade com essas discussões e questionamentos”, afirma ele.

O projeto existe desde 2021. Ao lado de outras sete escolas também premiadas, a EC 18 receberá R$ 10 mil em equipamentos e recursos, além de livros e um curso de formação continuada.

O Sinpro parabeniza toda a equipe da EC 18 do Gama, bem como as demais escolas premiadas, e deseja que esses projetos inspirem outras belas práticas por todo o Brasil!

 

Leia também:

>>> EC 18 do Gama investe em formação antirracista com Fórum META