Pós-graduação em Gestão Escolar no IFB; titulação valoriza remuneração do magistério 

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar no Instituto Federal de Brasília (IFB). Graças à luta da categoria, como ítem do acordo de greve, professores e orientadores educacionais com pós-graduação têm direito à aplicação de 10% sobre o vencimento básico (em tabela salarial específica). Os(as) interessados(as) no curso devem realizar a inscrição até 25 de janeiro, pelo formulário eletrônico https://forms.gle/mKGmsPLK1J49tGiX9.

A especialização será oferecida em três campi do IFB (Brasília, Samambaia e São Sebastião) e em três polos em Goiás (Alexânia, Alto Paraíso e Goianésia). Cada unidade ofertará 50 vagas.

Para participar, o(a) candidato(a) deve possuir diploma de graduação em qualquer área de conhecimento reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso terá 420 horas e será ofertado na modalidade de Educação à Distância (EaD), com reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, quilombolas, pessoas trans e pessoas com deficiência. 

A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, e o início das aulas, para 12 de fevereiro.

Seleção para Professor Formador

Também estão abertas as inscrições para a seleção de professores(as) formadores(as) dos cursos de especialização à distância oferecidos pelos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) — programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o IFB.

Podem participar docentes efetivos(as) do IFB ou candidatos(as) do público externo. A carga de trabalho é de 20 horas semanais. O edital tem validade de dois anos e meio, prorrogáveis por igual período. A bolsa é de R$1.850,00.

Entre os requisitos estão: 

  • experiência mínima de um ano no magistério superior; 
  • disponibilidade para cumprir 20 horas semanais e participar de reuniões da coordenação; 
  • habilidade para gravação de videoaulas e webinários; 
  • não receber outra bolsa governamental ou institucional; 
  • nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular; 
  • quitação com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, militares.

Os(as) interessados(as) devem se inscrever até 21 de janeiro de 2026, pelo formulário https://forms.gle/L1ePPVjtn4BBq2AF8.

 Seleção de Tutores

Também está aberto o processo seletivo para tutores(as) de cursos à distância ofertados pelos polos da UAB. A carga horária semanal é de 20 horas, com atividades presenciais e a distância.

Os(as) candidatos(as) devem ter diploma de licenciatura em qualquer área ou graduação com pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu na área de Educação reconhecida pelo MEC.

O edital tem validade de dois anos e meio, prorrogáveis. A bolsa mensal é de R$ 1.100,00.

Os(as) interessados(as) devem se inscrever até 21 de janeiro de 2026, pelo formulário  https://forms.gle/xV1FbVET2XVjQHKv9.

Com informações do IFB.