Polícia reprime manifestação de professores em Belo Horizonte com bombas e tiros

notice

Portal CUT – Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

 

Professoras e professores da rede municipal de educação em Belo Horizonte, em Minas Gerais, foram violentamente agredidos pela Guarda Municipal, na manhã desta sexta-feira (25), quando participavam de uma manifestação pacífica em frente à Prefeitura, reivindicando o pagamento do reajuste do piso do magistério de 2022. 

Mesmo tendo um espaço reservado para a categoria, na chegada do prefeito Alexandre Kalil (PSD)  os guardas municipais passaram a pressionar e reduzir o espaço dos trabalhadores e trabalhadoras, que fizeram um cordão de isolamento, formado pelos próprios professores, para que pudessem se proteger.

A tropa de choque da Guarda Municipal, então, iniciou uma série de agressões contra os professores com tiros, bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e cassetete. Agrediram brutalmente vários professores com cassetete e bombas. Todos foram encaminhados para o Hospital João XXIII. Um dos professores teve traumatismo craniano

 

Mesmo com as agressões, a assembleia dos trabalhadores concursados, que estava programada para às 14h, no mesmo local, foi mantida.

“Os trabalhadores insistem na paralisação como forma de pressionar “, disse, em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede BH), que representa a categoria.

Fonte: CUT