Pesquisa acadêmica avalia bem-estar do magistério; participe
O bem-estar laboral dos(as) professores(as) e orientadores (as) da rede pública do DF é tema de pesquisa acadêmica de pós-doutorado da psicóloga da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) Ana Cláudia de Jesus Vasconcellos Chehab. A investigação é voltada tanto para profissionais efetivos(as) quanto aos(às) em regime de contrato temporário.
O Sinpro convida a categoria para responder o questionário. O processo leva cerca de 15 minutos, e as respostas serão tratadas de forma anônima e confidencial em todas as fases do estudo.
Clique aqui para responder https://x.gd/eIB2i
O objetivo da pesquisa é compreender o nível de satisfação do magistério no ambiente de trabalho e as principais causas de absenteísmo-doença (ausência do trabalhador ao trabalho por motivo de doença) da categoria, que teve aumento expressivo após 2022.
Segundo Ana Cláudia, a partir das respostas, “espera-se delinear novas intervenções de prevenção e promoção à saúde mental e bem-estar desses trabalhadores, no intuito de minimizar o adoecimento da categoria”.
“É fundamental a participação dos docentes, pois são os atores principais da SEEDF e o público-alvo da investigação. Eles constituem também o maior índice de afastamentos e adoecimento dentro da Secretaria. Por isso, a proposta de conhecer e mapear a percepção de bem-estar e o nível de satisfação com o trabalho e suas condições”, disse Ana Cláudia.