Apoie a professora Marilda Albino e vote em sua obra na exposição Arte pela Paz
A professora de artes readaptada Marilda Albino, do Centro de Ensino Especial (CEE 01) de Santa Maria, está participando da exposição coletiva Arte pela Paz 2025 e pede seu voto para conquistar um lugar na exposição física. O período de votação online já começou em 1º de setembro e termina no dia 15 de outubro.
O projeto, organizado pelo coletivo Fora da Caixa, tem como tema deste ano o “Cosmos”. Seu voto é crucial para a professora porque as obras mais votadas farão parte da exposição física do projeto, que terá data e local divulgados em breve. Lembre-se: é permitido votar apenas uma vez em cada trabalho na galeria virtual. Basta clicar no link a seguir para deixar seu voto: https://app.foradacaixacoletivo.com.br/2025/votacao
Marilda concorre com a obra “No Ventre do Caosmos”, uma impressionante montagem de 100X100. Carregada de significado, a peça convida à reflexão sobre a transformação e a ressignificação do que é descartado.
Participe! Vote na obra da professora.
A participação da professora Marilda nesta exposição é um reconhecimento de sua longa e dedicada trajetória, que, agora, a categoria tem a chance de apoiar lhe prestigiando com um voto. Não esqueça: o período de votação online já começou em 1º de setembro e termina no dia 15 de outubro.
“No ventre do Caosmos”
A obra de Marilda Albino é acompanhada por uma poesia autoral que expressa a essência de sua criação em que o caos se transforma em esperança e ternura. Confira o poema sobre de autoria da professora sobre a montagem.
No Ventre do Caosmos
Caos de resíduos, restos, ruídos do mundo.
Em cores e formas múltiplas,
nasce um coração moldado
com os descartes do consumo.
Coletados através de parcerias
com escolas e comércios locais,
nasce, assim, o cosmos de cores
em comunhão.
Em cada círculo plástico,
uma história esquecida,
um fragmento transformado
em símbolo de reconexão.
Resíduos, antes dissonantes,
se unem num pulsar sinfônico,
formando um coração
onde cabem todas as dores
e esperanças da Terra.
Três letras surgem: PAZ,
escritas com rolos de papel
símbolos da escrita, da criação,
da memória como pergaminhos,
de um novo pacto com o planeta.
Aqui, o caos é matéria-prima,
o caosmos, intenção.
E a arte, ponte.
Eu, artista do recomeço,
organizo o material descartado
sem rigidez,
mas com um gesto amoroso,
lúdico e livre.
O coração que moldo
é a síntese do Caosmos:
um universo onde o tumulto
vira ternura,
onde o excesso vira expressão,
e onde a palavra PAZ
se ergue como um templo
feito de restos, sonhos e recomeços.
Uma Trajetória Marcada pela Inclusão
Natural de Santa Rosa do Sul (SC), Marilda Albino vive rodeada pela arte desde a infância. Graduada em Educação Artística e pós-graduada em diversas áreas da educação, ela integra a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Santa Maria há 20 anos, com foco no Centro de Ensino Especial.
Sua dedicação à educação especial a levou a desenvolver projetos de grande impacto, como o Prevenir e Incluir, reconhecido pela UNESCO, e o Saber com Sabor, que recebeu o selo Escola Solidária. Mais recentemente, seu trabalho ganhou destaque com os projetos Criarte e Crenças, Cores e Valores (2022), voltado à produção de arte inclusiva e que culminou em uma exposição dedicada aos seus alunos.
Marilda também possui um vasto currículo artístico, com participação em diversas exposições no Brasil e no exterior, é autora de poesias publicadas e é integrante da Associação Candanga de Artistas Visuais (ACAV-DF) e do Clube de Artistas de São Paulo.
Não perca o prazo! A hora de apoiar este talento é agora. Vote na obra “No Ventre do Caosmos” e ajude a levar a arte de Santa Maria para o destaque da exposição física Arte pela Paz 2025!
Ficou com alguma dúvida sobre como votar ou gostaria de saber mais sobre o projeto Arte pela Paz?