Projeto de capoeira inclusiva mobiliza o CED 06 de Taguatinga

O Centro Educacional nº 06 de Taguatinga Norte (CED 06 de Taguatinga Norte) tem realizado um dos melhores trabalhos de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs) por meio da capoeira. O grupo de capoeiristas com deficiência (PCD) tem executado o bem-sucedido projeto Capoeira Inclusiva – Paracapoeira – Associação Brasileira dos Professores de Capoeira  (ABPC), com incentivo do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado de Esportes do Distrito Federal. O projeto foi implementado no âmbito do Plano Nacional de Capoeira (PNC), que orienta professores(as) de educação física e capoeiristas sobre como ministrar a capoeira nas escolas públicas.

Sob a liderança do professor José Paulo Santos, conhecido como Mestre Paulão, o projeto é um passo significativo para a inclusão na capoeira. Mestre Paulão é um capoeirista respeitado, com vasta experiência no Centro de Iniciação Desportiva (CID) da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEE-DF). Seu trabalho se destaca pela preocupação com o futuro da capoeira e a valorização da cultura negra, e ele atua como professor responsável pelo programa na unidade de ensino pública. A capoeira, praticada na escola, não apenas enriquece o conhecimento esportivo, educacional e cultural dos alunos, mas também oferece uma oportunidade de vivenciar a história do Brasil de forma interativa.

“A prática da capoeira, integrada a elementos ginásticos, permite que os alunos com deficiência desenvolvam suas habilidades em um ambiente culturalmente significativo. O método progressivo utilizado no projeto incentiva a motivação constante dos alunos, possibilitando o acompanhamento de seu progresso ao longo do ano letivo. Com isso, a capoeira se torna um espaço formador de valores sociais, onde os alunos podem exercer sua cidadania e se tornarem protagonistas de suas próprias histórias”, explica Jailton Kalludo, professor e jornalista.

Recentemente, na sua reunião anual em Aracajú, a ABPC criou um Departamento de Capoeira Inclusiva, sob a direção de Jailson Kalludo. Ele explica que “a criação deste departamento é uma iniciativa fundamental para promover a inclusão de pessoas com deficiência na capoeira, permitindo um diálogo constante com a comunidade sobre suas necessidades e a adaptação das práticas”.

O professor também informa que o projeto de capoeira inclusiva no CED 06 de Taguatinga, idealizado por ele e iniciado em fevereiro de 2022, visa a inclusão de alunos com deficiência através da Paracapoeira. Atualmente, conta com a participação de 60 alunos, cinco professores e três monitores, com um corpo docente que apoia a iniciativa. A evolução dos alunos com deficiência é notável e se reflete em suas vidas dentro e fora da escola, contribuindo para seu desenvolvimento psicopedagógico ao longo do ano letivo.

O professor Jailson Pereira Sousa também lecionou disciplinas como filosofia, sociologia e história. A realização do projeto ocorre em parceria com o mestre capoeirista José Paulo Santos.