Orientadora Ione Patrícia

 
ione-page-0
Nome: Ione Patrícia Ferreira
Escola: CEI 210 de Santa Maria
Tempo de carreira: 7 anos
Ione Ferreira, que atua no CEI 210 de Santa Maria, alega que um dos grandes desafios da profissão é que muitas vezes a escola precisa fazer o papel da família. “São muitos os problemas de violência na sociedade e aqui na comunidade. Muitas crianças não são orientadas pelos seus pais e sobra pra gente resolver estes problemas. Então chamamos as famílias e realizamos um trabalho coletivo, mas não é fácil”, aponta.
Para a orientadora educacional, uma de suas grandes satisfações e quando todo este trabalho dá resultado. “Quando vejo que as coisas estão fluindo, que toda a equipe da escola atua com o mesmo objetivo, quando a família nos escuta e valoriza nossa profissão, é muito gratificante. A sementinha sendo plantada e já nascendo, o resultado é maravilhoso”, diz.
Com 7 anos na carreira, ela já observa uma mudança desde quando entrou. “Nós não tínhamos uma identidade construída. Nós tínhamos a teoria acadêmica e nos faltava a prática. No dia a dia, com nossa capacitação, com a equipe de orientadores se reunindo sempre, buscamos aprimorar nossa prática e aprendemos muito”, relata.
A respeito do futuro, Ione é otimista pois pensa em “agir localmente e pensar globalmente. Sou otimista e temos que sempre fazer o melhor onde estamos e trabalhamos”.