Odisseia Cultural do CED 06 de Ceilândia terminou neste sábado (4/10)
Desenvolvido há cerca de 15 anos, o projeto Odisseia Cultural marca o ano letivo no CED 06 de Ceilândia. Constante no plano político-pedagógico da escola, o evento está consolidado na agenda anual e também na trajetória pessoal de cada estudante – como tantos ex-alunos fazem questão de atestar.
Em 2025, a Odisseia aconteceu entre 27 de setembro e 04 de outubro, ocupando todos os espaços do CED 06. “A Odisseia Cultural movimenta a escola tanto durante a sua construção quanto na sua execução”, aponta o vice-diretor da escola, Ricardo Medeiros. “Os temas são livres, definidos pelas turmas, e qualquer espaço da escola pode ser aproveitado: auditório, quadra, sala de aula, corredores”, completa ele.
Estudantes com transtornos ou deficiências participam das apresentações e expressam suas habilidades e potencialidades. “É um projeto encantador, porque é fomentador de inclusão também”, destaca o professor Wellington Nascimento dos Santos, da sala de recursos. “Estudantes que poderiam ser invisibilizados por uma estrutura tradicional e engessada de ensino, na Odisseia Cultural, sentem-se parte do projeto e da comunidade”, finaliza.

Clique no botão abaixo e veja imagens das apresentações de 29 de setembro.
