O 47º Congresso Brasileiro de Esperanto está acontecendo em Taguatinga

Taguatinga está sediando o 47º Congresso Brasileiro de Esperanto. O evento começou no domingo, dia 15 e vai até quinta, dia 19 de janeiro de 2012. O evento acontece no auditório do Centro de Ensino Médio Ave Branca – CEMAB, no centro da cidade. A organização do evento é do Clube de Esperanto de Taguatinga e da Associação Brasiliense de Esperanto que definiram como tema principal do congresso “A Renovação do Movimento Esperantista: Comunicação, Divulgação e Educação”.
O congresso é uma oportunidade de promover a divulgação da cultura e do ensino do Esperanto para o público de modo geral que, além de fortalecer a solidariedade entre as/os esperantistas, também desenvolverá o Movimento e estudará seus problemas, assim como analisará seus vários aspectos: falado, declamado, representado e cantado, as verdadeiras manifestações da cultura esperantista.
Durante o evento há uma espécie de festival cultural com apresentações musicais e de teatro, exposições, além de debates, palestras, cursos rápidos de Esperanto para iniciantes e treinamento de instrutores de Esperanto. Todo o congresso ocorrerá na Linguagem Esperantina e são esperados centenas de esperantistas de várias localidades do Brasil e do exterior.
Fundada para ser a segunda Língua de todos os povos, o esperanto é uma fala neutra, que não pertence a nenhuma nação. Com o objetivo de complementar a Língua Nacional de cada país, a proposta do esperanto não é a de substituir a fala padrão, mas sim facilitar a comunicação entre as/os cidadãos de várias partes do mundo. Para mais informações sobre o congresso acesse: http://taguatek.org.br/nova/index.php?option=com_mad4joomla&jid=2&Itemid=68&la
ng=eo