Nota do Sinpro | Em defesa da Apeoesp, do magistério público e da democracia

A invasão da sede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) por vereadores da extrema direita nessa quarta (14/1) é um ataque ao magistério público e uma afronta à democracia.

A ação foi conduzida por vereadores do PL, com a participação de aproximadamente outras 15 pessoas, e faz parte de uma ofensiva recorrente contra sindicatos e movimentos sociais.

Há décadas, a Apeoesp exerce papel central na defesa da educação pública, dos direitos do magistério e da valorização da carreira docente no estado de São Paulo. Ao invadir uma entidade sindical, os parlamentares atacam também o direito de trabalhadores de se organizarem e lutarem coletivamente.

Mais do que uma tentativa de intimidar a categoria e silenciar a luta sindical, os vereadores revelam um projeto autoritário que despreza o diálogo, a organização popular e as liberdades democráticas.

O Sinpro manifesta total repúdio ao episódio e se solidariza com a Apeoesp, reafirmando a defesa intransigente da democracia, da organização sindical e da educação pública.

Diretoria Colegiada do Sinpro