Nota de pesar – Delamar Ferreira Porto Monteiro

É com grande pesar que o Sinpro informa o falecimento da professora Delamar Ferreira Porto Monteiro. A educadora aposentada faleceu aos 79 anos de idade vítima de um acidente de carro em Minas Gerais.

Em quase três décadas como professora na rede pública de ensino do Distrito Federal, Delamar Ferreira tinha orgulho de se apropriar da arte como uma ferramenta para a terapia educacional. Sua trajetória teve início como alfabetizadora, quando teve os primeiros contatos com as artes. Em seguida se formou em Pedagogia, em Artes na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, fez várias pós-graduações e posteriormente deu aulas de xilogravura na Universidade de Brasília (UnB). Ainda na ativa promoveu várias mostras de arte nas escolas parque e atualmente se dedicava à arte sacra.

Mãe de sete filhos, Delamar mostrava sua influência não apenas na escola, mas dentro da própria casa: dos sete filhos, cinco seguiram seus passos no magistério. “A escuta ao aluno era um dos diferenciais dela. Quando um estudante chegava nervoso, ela tinha um olhar de entender e tentar ajudá-lo nestes conflitos. E esta ajuda vinha por meio da arte e da escuta”, comenta Karenina Monteiro, filha e professora de Física aposentada.

Quer no desenho, na pintura ou nas colagens empregados por Delamar, as estruturas expostas em suas artes sempre mostravam a dimensão de sua paixão pela arte e pela educação.

O Sinpro presta toda solidariedade aos familiares e amigos(as) neste momento de dor e enaltece todo o legado deixado pela educadora para a educação pública do Distrito Federal.

A missa de sétimo dia será realizada nesta quinta-feira (07), às 19h, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês (615 Sul).  

Delamar Ferreira, presente!