No mês das mulheres, Xapuri dedica capa à Eunice Paiva

Na esteira das premiações do filme “Ainda estou aqui” e inspirada na vida e luta da advogada Eunice Paiva, a edição de março de 2025 da Revista Xapuri marca o mês das mulheres com histórias de mulheres que viveram de perto as opressões da ditadura militar no Brasil (1964 – 1985).

 

A capa da publicação é dedicada à viúva do deputado Rubens Paiva – sequestrado, torturado e assassinado pela ditadura. “Essa mulher de tantas lutas, e à Fernanda Torres, essa atriz extraordinária que nos faz sentir companheiras solidárias e íntimas da combativa militante Eunice Paiva”, traz o editorial da Xapuri.
“Embora em vida jamais tivesse buscado qualquer protagonismo que não fosse na luta por justiça e por liberdades, uma de nós, Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva, tornou-se, justa e merecidamente, conhecida, admirada e respeitada por boa parte do povo brasileiro”, diz a apresentação da edição 125.

O periódico destaca ainda que, além de ser o mês das mulheres, março também é o mês das águas, com o Dia Mundial da Água comemorado em 22 de março. Diante disso, a Revista Xapuri traz para o conhecimento de todas e todos uma homenagem às mulheres que lutam, sobrevivem e resistem com a sabedoria ancestral de dona Bibiana Estácia, uma feliz anciã quilombola de 112 anos.

Confira a edição no link https://xapuri.info/edicao125