Abertas as inscrições para o 17º Concurso Nacional do Museu da Imprensa

O Museu da Imprensa abriu inscrições para o 17º Concurso Nacional de Desenho, Redação e Artigo. As inscrições ficarão abertas até o dia 31 de dezembro. Os temas vão abordar a obra e a vida dos compositores Ary Barroso e Dorival Caymmi e do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Estudantes de todos os níveis de ensino, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares de todo o país podem participar.
O certame vai distribuir R$ 30 mil em prêmios. Os vencedores ganharão prêmios em caderneta de poupança, oferecidos pela Caixa Econômica Federal. Professores dos estudantes vencedores também serão premiados.
Nessa edição do concurso, o desafio proposto na categoria Redação (Ensino Fundamental/6º ao 9º ano) é abordar o legado de Dorival Caymmi. Ainda em Redação, os estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio escreverão a respeito do sentimento nacional de Ary Barroso. Destaque também na categoria Artigo (Ensino Superior) para o tema “Importância dos museus na formação cultural do País”.
Os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) podem concorrer na categoria Desenho trabalhando o tema “Ayrton Senna visita o Museu da Imprensa”. Como forma de incentivo, o professor indicado em cada um dos trabalhos dos alunos vencedores em 1º, 2º e 3º lugares, exceto na categoria Artigo, será premiado com uma caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 700,00.
O certame é uma iniciativa da Imprensa Nacional, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República. Além de despertar nos estudantes o interesse pela visitação a museus e instituições históricas, o objetivo do concurso é estimular os trabalhos de pesquisa e produção intelectual e artística nas instituições de ensino de todo o país.
O patrocínio é da Caixa Econômica Federal, com parcerias da Revista Imprensa e da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional-Asdin. O Sinpro-DF colabora na comissão de julgamento desde 2009. Este ano (2014), o diretor de Imprensa, Cláudio Antunes representou o Sinpro-DF na cerimônia de premiação, na qual onze estudantes da rede pública de ensino foram vencedores do XVI Concurso Nacional Museu da Imprensa. Inscreva-se! Mais informações pelo telefone 0800-725 6787.
Confira a seguir os prêmios:
tabela_premio_imprensa_nacional