Multidões vão às ruas das cidades: não a PEC da Blindagem e PL da anistia

notice

Multidões tomaram as ruas das principais capitais do país neste domingo (21) para protestar contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto que anistia condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. De norte a sul, manifestações reuniram milhares de pessoas em cidades como Manaus, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Belém e Campo Grande. Os atos foram marcados por apresentações artísticas, discursos políticos e o mesmo recado: não à anistia e não à blindagem de parlamentares. Ao todo, 12 cidades tiveram ato pela manhã. Veja como foram alguns protestos.

Amazonas

Em Manaus, no Amazonas, o ato começou às 8 da manhã. Muitas pessoas foram às ruas protestar contra a PEC da Blindagem e dar um sonoro não ao PL da Anistia.

SINDPLAST-AMSINDPLAST-AM

Foto SINDPLAST-AM

Bahia

Foi emocionante o ato na orla de Salvador. Milhares de pessoas protestaram contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. O ato, realizado em frente ao Cristo da Barra, reuniu artistas como Daniela Mercury, Wagner Moura, Nanda Costa e Lan Lanh em um trio elétrico.

Brasília

Milhares de pessoas se concentraram em frente ao Museu Nacional da República para protestar contra a PEC da Blindagem, mais conhecida como PEC da Bandidagem, e contra o projeto de anistia aos condenados pelo 8 de janeiro. Políticos de centro-esquerda e esquerda discursaram em um trio elétrico. Na sequência, os manifestantes marcharam em direção ao Congresso Nacional. O cantor paraibano Chico César fez uma apresentação musical.

DIvulgaçãoDIvulgação

Minas Gerais

Milhares de pessoas se reuniram na Praça Raul Soares, no centro de Belo Horizonte. O ato contou com apresentação da cantora Fernanda Takai. Durante a manifestação, um mural com fotos e nomes dos deputados federais de Minas Gerais que apoiaram a PEC foi exposto na praça. Acima das imagens, estava estampada a palavra “traidores”.

Ângela CarratoÂngela Carrato

Pará

Em Belém do Pará milhares de pessoas se concentraram na frente do Teatro da Paz para um ato contra PEC da Blindagem e PL da Anistia em Belém. Teve show Keila Gentil, Aíla, Raidol, Jeff Moraes, Antônio Oliveira, Joelma Kláudia, Carimbó Selvagem e a participação do ator Marco Nanini, que está em temporada na capital paraense.

Vera PaoliniVera Paolini

Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, 1500 pessoas compareceram no ato que aconteceu na 14 de Julho com Afonso Pena.O presidente da CUT- MS, Vilson Gregório, afirmou: “Estamos aqui para dar um recado direto aos parlamentares: não aceitaremos anistia para golpistas. Blindagem é sinônimo de impunidade, e o povo não vai permitir isso. Queremos justiça. Cadeia para Bolsonaro e para todos os golpistas”.

Sérgio Souza JúniorSérgio Souza Júnior

Santa Catarina

A chuva não afastou os manifestantes em Florianópolis. Milhares de pessoas foram às ruas nesse Dia Nacional de Mobilização. Sob uma multidão de guarda-chuvas, a passeata percorreu da Ponte Hercílio Luz até o Terminal Antigo. Trabalhadores e estudantes marcharam juntos em defesa da democracia, da justiça tributária e contra a jornada de trabalho no modelo 6×1.

Pricila Baade/CUT-SCPricila Baade/CUT-SC

Pernambuco

Em uma tarde ensolarada, mais de 40 mil pessoas ocuparam as ruas do Recife. A manifestação reuniu centrais sindicais, movimentos sociais, estudantis, populares e organizações de mulheres. O clima foi de mobilização e festa democrática, marcada por cores, música e forte presença popular, em um recado de resistência e determinaçãodo povo pernambucano.  Chico Carlos / CUT- PE

Chico Carlos / CUT- PEChico Carlos / CUT- PE

Paraná

Em Curitiba, na Boca Maldita, na rua XV de novembro, milhares de pessoas encheram a boca e o coração para gritar sem anistia e golpistas não passarão.

Gibran Mendes / CUT – PRGibran Mendes / CUT - PR

Rio Grande do Sul

Sem PEC da bandidagem, sem anistia e sem perdão! Com esse lema, o povo gaúcho foi às ruas. Milhares de pessoas protestaram neste domingo em Porto Alegre.  O ato, convocado por movimentos de esquerda, percorreu vias centrais da capital gaúcha e terminou no Largo Zumbi dos Palmares. Com cartazes que chamavam a proposta de “PEC da Bandidagem”, os manifestantes criticaram a tentativa de blindar parlamentares de processos no STF e pediram o arquivamento das medidas em análise no Congresso.

CUT – RSCUT - RS

Piauí

Na Praça Pedro II, no centro de Teresina, manifestantes se reuniram em ato contra a anistia a golpistas e a PEC da Blindagem. Em cima de um trio elétrico, representantes da CUT, sindicatos, partidos e movimentos sociais reforçaram uma mesma mensagem: “sem anistia” e “não ao PEC da bandidagem”.

CUT – PICUT - PI

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, houve atos nas cidades Natal, Mossoró e Tibau do SulNa capital o ato convocado pelas centrais se concentrou às 9h em frente ao Ferreira Costa, e caminhou pela Avenida Engenheiro Roberto Freire, até o posto 7, em Ponta Negra, em cortejo animado por Bandas de frevo, batucadas de mulheres e grupos de percussão.

Concita AlvesConcita Alves

Sergipe

Na capital Aracaju, a multidão caminhou pela orla da Praia da Cinelândia. Com batuque e animação, o povo gritou contra a PEC da Impunidade.

 

Professor BoscoProfessor Bosco

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, além das dezenas de milhares de pessoas, a praia de Copacabana recebeu bonecos infláveis de Jair Bolsonaro e Donald Trump, cartazes com críticas ao Congresso e apresentações musicais de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan e Paulinho da Viola.

 

Fonte: CUT