Movimento feminista lança Plataforma para as Eleições 2018 neste sábado (1º/9)

Coletivos e organizações do movimento feminista do Distrito Federal irão lançar, no sábado (1º/9), a Plataforma Feminista do DF para as Eleições de 2018. O evento será realizado no bar Outro Calaf, situado no Setor Bancário Sul (SBS), a partir das 14h. A abertura será uma manifestação cultural com a poeta Marina Mara, que irá recitar poemas e ler textos, ambos de sua própria autoria, todos relacionados à questão de gênero no Brasil.
Em seguida, haverá uma breve apresentação sobre a iniciativa e o documento final, com destaque para algumas das propostas. Representantes de movimentos sociais e de candidaturas femininas que participaram da construção política da Plataforma se pronunciarão e, por fim, em ato solene, as(os) candidatas e candidatos assinarão um termo de compromisso com a Plataforma Feminista para registro público de seu comprometimento com as demandas dos movimentos de mulheres do DF. Está prevista uma apresentação musical para encerramento.
A Plataforma, que pode ser acessada pelo link https://www.facebook.com/events/281220659356449/. , é um documento que reúne propostas de políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida das mulheres. Trata-se de um programa político, econômico, financeiro, cultural etc. para a cidade, construído de maneira coletiva e horizontal, por meio de reuniões abertas que mobilizaram mais de uma centena de mulheres em diferentes cidades satélites entre dezembro de 2017 e julho de 2018.
No documento, há breves diagnósticos e propostas de políticas públicas em todas as áreas, com destaque para as áreas de saúde; educação; assistência social; trabalho e renda; previdência; violência contra as mulheres; direito à cidade; enfrentamento ao racismo; direitos das mulheres lésbicas, bissexuais e trans; segurança pública; direitos sexuais e reprodutivos; direitos das mulheres do campo; comunicação e orçamento público, sempre sob a perspectiva das demandas das mulheres. Na introdução, abordam-se a urgência de se ampliar a representatividade feminina nos espaços de decisão e a importância de políticas públicas voltadas ao segmento feminino, que corresponde, hoje, a mais de metade da população tanto do DF e do Brasil.
Serviço:
Lançamento da Plataforma Feminista do DF para as Eleições de 2018
Data: 01/09/2018
Horário: Das 14 às 18h30
Local: Outro Calaf (SBS, Q. 2, Bl. Q)
Organização: Movimentos feministas do DF
Contato para mais informações: Maria da Conceição (99966-9655) e Louise Akemi (99882-4694)