Miguel Arroyo fala sobre o papel da educação no processo de resgate das vidas ameaçadas pela Covid-19, nesta terça (6)

O TV Sinpro desta terça-feira (6) traz como convidado especial o professor doutor e sociólogo Miguel Arroyo para falar sobre o tema “Vidas ameaçadas, que possibilidades teremos na educação após a pandemia?”. O programa, que também terá a participação de Berenice Darc e Cláudio Antunes, ambos integrantes da diretoria do Sinpro-DF, irá ao ar às 19h, com transmissão pelos canais do Sindicato no Facebook, Youtube e Instagram, além da TV Comunitária (canal 12 da NET).

Sob a perspectiva de seu livro Vidas Ameaçadas: exigências-respostas éticas da educação e da docência, Miguel Arroyo falará sobre como escola, educadores e educadoras podem dar respostas e configurar um novo cenário social no pós-pandemia, protegendo vidas ameaçadas não só pela Covid-19, mas sobretudo por estruturas sociais racistas, machistas, homofóbicas, classistas.

“Não estamos apenas em um tempo de vírus. Estamos em um tempo em que somos obrigados a politizar. Politizar o direito à educação, as lutas, as identidades docentes”, avalia Arroyo.

Sobre Miguel Arroyo
Nascido na Espanha em 1935, o professor doutor e sociólogo Miguel Arroyo veio para o Brasil para escapar da ditadura de Franco no final da década de 50. Aqui fez carreira na educação defendendo que a escola deve trabalhar para além de habilidade como ler e escrever. Para ele, a escola deve formar cidadãos.

Arroyo é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1970) e doutor em Educação pela Stanford University nos Estados Unidos (1976), é professor Titular Emérito na Faculdade de Educação da UFMG. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Complutense de Madrid (1991).

Oportunidade
Diante da necessidade de empoderamento sobre temas relacionados à educação, o Sinpro-DF está com uma parceria com a Editora Vozes para professoras/es filiados. Na compra de qualquer livro da Editora Vozes, que publica obras de Miguel Arroyo, receba desconto de 30%. Basta usar o código “Sinpro”. Nas compras a partir de R$ 100, o frete é grátis. O desconto vale de 2 a 10 de outubro.