Sarau marcou o lançamento do livro Oficinas Pedagógicas do Distrito Federal: Memórias e Memoriais
O livro Oficinas Pedagógicas do Distrito Federal: Memórias e Memoriais, da professora Cristina Leite, foi lançado em sarau na tarde do dia 13 de agosto no Complexo Cultural Samambaia. O trabalho é um desdobramento da pesquisa de doutorado da autora, no Departamento de Artes Cênicas da UnB, sob orientação da professora Luciana Hartmann.
Cerca de 90 pessoas acompanharam o sarau, entre elas, professores e professoras atuantes nas Oficinas Pedagógicas, da ativa e aposentados; o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Leandro Grass; o deputado distrital Gabriel Magno (PT); e a representante da Eape, Luciana Ribeiro.
O evento contou com interpretação em libras e audiodescrição, disponíveis durante toda a programação. Cada uma das 14 Oficinas Pedagógicas e cada um dos professores formadores (aposentados e da ativa) que contribuíram com a pesquisa receberam um exemplar. Alguns livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, e também foram produzidos exemplares em braille.
A publicação foi realizada com recursos do FAC-DF (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal), e responde a uma demanda social importante – afinal, aborda os quase 40 anos das Oficinas Pedagógicas, história que já impactou a trajetória de incontáveis profissionais de todas as regionais de ensino do DF e, consequentemente, de seus estudantes.

O livro
Os Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas são espaços de formação continuada voltados para os profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 1986. Por meio de cursos, eventos e oficinas temáticas, a ludicidade, a criatividade e a valorização do sensível representam elementos importantes no processo de ensino-aprendizagem, integrando teoria e prática.
Ao participarem, os e as cursistas retornam às suas escolas carregando novos saberes, que passam a compartilhar com suas comunidades escolares. Os estudantes, por sua vez, aguardam com entusiasmo as novidades trazidas pelos educadores.
O livro Oficinas Pedagógicas do Distrito Federal: Memórias e Memoriais, de Cristina Leite, traça um panorama do percurso histórico dos 14 Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas. Traz registros dos cursos realizados ao longo do tempo e dos nomes de quem contribuiu – e ainda contribui – para a construção dessa história. Tudo isso é entrelaçado por depoimentos empolgantes, que dão vida e emoção a essa rica caminhada coletiva.
“Mais de cem pessoas contribuíram para a elaboração desta obra, reunindo lembranças, reflexões e fragmentos de experiências vividas. O resultado é um mosaico coletivo que valoriza as linguagens artísticas e a ludicidade no processo de ensino e aprendizagens, reafirmando, sobretudo, a importância da formação continuada para a educação”, revela a sinopse da publicação.
Quem quiser adquirir um exemplar do livro, pode fazer contato com a própria autora pelo perfil do projeto no instagram: @memoriais.cvlop.
Veja o álbum completo do sarau de lançamento de Oficinas Pedagógicas do Distrito Federal: Memórias e Memoriais no facebook do Sinpro, clicando AQUI.