Livro revela luta pela educação em plena ditadura; lançamento nesta segunda (24/11)
Na próxima segunda-feira (24/11), a Editora UnB lançará o livro “Rupturas e desafios da educação no Distrito Federal (1964–1985)”. A obra é resultado de um trabalho coletivo realizado por diversos pesquisadores da educação — inclusive professores(as) — e profissionais de outras áreas.
O evento de lançamento será realizado na sala Papirus da Faculdade de Educação da UnB, às 18h.
O livro é organizada por Eva Waisros Pereira, Laura Maria Coutinho e Maria Paula Vasconcelos Taunay e investiga como a ditadura militar (1964–1985) interrompeu e desvirtuou o projeto original de educação concebido para Brasília, idealizado por Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.
A obra reúne 22 capítulos escritos por uma equipe multidisciplinar e apresenta um amplo mosaico sobre a trajetória da educação no Distrito Federal ao longo do regime autoritário.
Dividido em seis partes, a obra se baseia em documentos e depoimentos inéditos, e funciona como um registro histórico e crítico, revelando tanto as rupturas impostas pela ditadura quanto as formas de luta que mantiveram viva a defesa da educação pública democrática.
