LIVRO: “O encontro entre o currículo e a avaliação na coordenação pedagógica da escola”

O livro “O encontro entre o currículo e a avaliação na coordenação pedagógica da escola” nasceu das inquietudes de dois professores – Erisevelton (doutor em Educação e professor da SEDF) e Francisco Thiago (doutor em Educação, já foi professor da SEDF e hoje professor na FE/UnB) – que atuam ou já atuaram na educação básica e na educação superior.

Sobretudo, porque a trajetória de cada um teve um ponto central em comum: a preocupação com a organização e o funcionamento de uma escola emancipatória. A opção de compreender de que maneira os campos investigativos da avaliação e do currículo trazem implicações para a atuação da figura do coordenador pedagógico na educação básica, também se justifica pela filiação epistemológica e de objeto de estudo dos autores. Não intentamos destacar em nossos escritos apenas as mazelas ou as dificuldades implicadas com as práticas de trabalho no campo de atuação dos profissionais que exercem a função de coordenadores pedagógicos.

Nosso objetivo é apresentar, embora também reconhecendo as inúmeras dificuldades, as possibilidades de leitura coletiva e democrática da OTP, liderada pelo currículo e pela avaliação como espaço profícuo de desenvolvimento da função dos coordenadores pedagógicos.