Livro de professor aborda desafios da inclusão de estudantes com deficiência intelectual
A inclusão de estudantes com deficiência intelectual na rede pública de ensino do DF ainda enfrenta grandes desafios. O livro “Valores inclusivos”, do professor Rogério Barbosa Silva, revela que os maiores empecilhos ainda são os medos, valores e crenças daqueles que ensinam. A obra é fruto da tese de doutorado do docente em Psicologia.
Entre outros pontos, o autor apresenta experiências do cotidiano nas escolas, as dificuldades estruturais da rede pública e os preconceitos presentes no contexto escolar. A obra se apresenta como um chamado à construção de uma prática pedagógica mais justa, empática e verdadeiramente inclusiva.
Para Rogério, a inclusão exige mais do que políticas formais, sendo necessário o fortalecimento da formação docente, além de mudanças culturais e o compromisso coletivo para garantir aprendizagem e a participação efetiva dos estudantes com deficiência intelectual.
“O que eu espero é que esse livro chegue não só aos professores, mas também a gestores, formuladores de políticas públicas e se transforme em formação continuada. Porque ele oferece evidências de que não basta colocar o aluno na sala. É preciso preparar o professor e preparar de verdade, com escuta, com recurso, com tempo”, disse Rogério.
>> Clique aqui para baixar o livro <<
Sobre o autor
Fruto do Programa Universidade Para Todos (Prouni), Rogério Barbosa Silva é doutor em Psicologia pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), na Argentina, e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Gama Filho (UGF). Possui sólida trajetória acadêmica, com especializações em Atendimento Educacional Especializado, Orientação Educacional e Psicopedagogia, além de licenciaturas em Pedagogia e Letras.

Rogério atuou na Educação Básica e na Educação Especial, em sala de recursos multifuncional e atualmente é formador na Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Uni-EAPE) e supervisor de cursos no Instituto Federal de Brasília (IFB).
Por sua atuação na área da educação, o docente foi homenageado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal com uma moção de louvor.
