LANÇAMENTO DO LIVRO “MOVIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS”

Nesta quinta-feira (12), acontece o lançamento do livro “Movimentos Socioambientais: lutas, conquistas, avanços, retrocessos, esperanças”. O evento será realizado às 19h, no Restaurante Tiborna, na Comércio Local Norte (CLN 403).

Organizado por Joseph S. Weiss , o livro reúne 14 especialistas − além do próprio Weiss − e analisa o papel do Estado e dos movimentos socioambientais na política ambiental. A obra aborda ainda as sete políticas ambientais: da ONU, dos países andinos e no Brasil, de reservas extrativistas, hidrelétricas, florestas públicas, mineração, além do desmonte atual causado pelo governo de Bolsonaro.

A apresentação do livro é escrita pelo economista brasileiro Aloizio Mercadante que, dentre outros pontos, destaca a obra como “um livro para fortalecer as lutas socioambientais e a resistência democrática”.

O mesmo entendimento é compartilhado pelo secretário do Meio Ambiente da CUT Brasília, Henrique Torres. Para ele, o livro é uma iniciativa louvável, já que aborda um tema extremamente essencial para a sociedade. Torres explica que, atualmente, a pauta ambiental tem ganhado muita força, seja por conta dos riscos do aquecimento global, do uso exacerbado dos agrotóxicos, das lutas por disputas territoriais ou frente às queimadas provocadas na maior floresta tropical do planeta.

“Neste sentido, qualquer instrumento que surja para ampliar nossas reflexões, como este livro se propõe, é bem-vindo. Precisamos amplificar ainda mais nossos gritos por justiça socioambiental, rumo ao socialismo e frente ao horizonte de formação de uma nova sociabilidade”, disse.

 

Por CUT BRASÍLIA

Skip to content