Lançamento acadêmico oferece novo olhar sobre a criatividade em matemática

Um E-book busca transformar a maneira como a criatividade é entendida e cultivada no universo da Matemática. Intitulado “Despertando a Criatividade em Matemática: do potencial individual ao ambiente estimulante”, a obra convida o(a) leitor(a) a uma jornada exploratória que desmonta o mito de que a criatividade é um talento raro e inacessível, apresentando-a como uma capacidade que pode ser desenvolvida.

Fruto de discussões e pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), o E-book reúne estudos e reflexões de pesquisadores(as) e doutorandos(as) que investigam a fundo o tema. Sua missão é ambiciosa: preencher uma lacuna na literatura em língua portuguesa, oferecendo tanto bases teóricas sólidas quanto sugestões práticas para educadores(as). Entre os(as) autores(as) estão professores(as) da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) que cursam ou cursaram doutorado em educação na UnB.

“A ideia central é desmistificar a noção de que a criatividade é um dom inato, reservado a poucos”, explica o professor Cleyton Hércules Gontijo. Em vez disso, os(as) autores(as) defendem que é possível criar caminhos para seu desenvolvimento intencional no contexto educacional, estimulando novas formas de pensar e praticar a Educação Matemática.

 

Os quatro pilares da criatividade

A grande contribuição da obra está na forma como estrutura a discussão. Ele se organiza em torno dos quatro componentes essenciais da criatividade, um modelo clássico que ganha nova roupagem:

  1. A Pessoa: Quem é o indivíduo criativo em Matemática?
  2. O Processo: Como se dá o ato criativo na resolução de problemas?
  3. O Produto: O que caracteriza uma ideia ou solução verdadeiramente criativa em Matemática?
  4. O Ambiente: Que condições são necessárias para promover a criatividade?

 

Apesar de serem discutidos desde a década de 1960, os(as) autores(as) argumentam que esses elementos ainda carecem de aprofundamento, especialmente considerando as profundas transformações nas formas de ensinar, aprender e de ser e estar no mundo ocorridas nas últimas décadas.

“Ao longo desta obra, esperamos que educadores, pesquisadores e todos os interessados no tema encontrem um espaço para reflexão e inspiração. O objetivo final é motivar profissionais a cultivar intencionalmente a criatividade em Matemática em seus diversos contextos de atuação, seja na educação básica, no ensino superior ou na investigação científica”, comenta Cleyton.

O lançamento representa um passo significativo para a comunidade acadêmica e escolar brasileira, reforçando a importância de se ver a Matemática não como um campo estático e dogmático, mas como um território vivo, aberto à descoberta, à invenção e à expressão criativa de todos.

O E-book conta com 6 capítulos e está disponível gratuitamente clicando aqui.