Já sentiu sensibilidade nos dentes? Veja as causas.

De uma hora para outra, ao tomar um café ou comer um sorvete, você sentiu uma pontada forte nos dentes? Se sim, pode ser sensibilidade – e pode vir em vários níveis de dor.

Isso acontece quando há um desgaste do esmalte dentário e expõe a camada interna dos dentes (dentina), podendo afetar a polpa dentária (nervo do dente).

A sensibilidade é diagnosticada, primeiramente, pelo paciente. Ao ingerir alimentos ou líquidos quentes, gelados, doces ou ácidos, é possível sentir um desconforto ou até forte dor. Ao sentir desconforto nos dentes, vá direto ao seu dentista.

Dependendo da análise do profissional, um procedimento deve ser feito o quanto antes possível. O seu dentista irá indicar um fortalecimento das áreas sensibilizadas, seja com creme dental específico para sensibilidade, verniz, flúor ou tratamento com laser. Caso seja necessário, ele também pode indicar uma restauração das áreas que perderam muito esmalte, ou cirurgia para as gengivas.

 

Entenda algumas das causas:

  • Escovação agressiva – Busque escovar apenas 3 vezes ao dia com escova de cerdas macias.
  • Retração da gengiva – Essa condição é dada devido as doenças dentárias ou escovação errada.
  • Bruxismo – O ato de ranger os dentes – involuntariamente – durante a noite acelera o desgaste do esmalte dentário.
  • Clareamento – Assim como outros tratamentos dentários (limpeza, restauração etc).

 

Lembrando que a prevenção para este tipo de problema deve ser feita por você e por seu dentista, através de visitas regulares. Sempre tenha cuidado ao escovar os dentes, use creme e enxaguante bucal com flúor e sempre observe a aparência dos seus dentes

O Sinpro-DF e a OdontoGroup fazem uma parceria para que você, professor(a) e orientador(a) educacional, possa cuidar da sua saúde e aproveite os nossos benefícios sem limite de uso a partir de R$ 19,90.