Inscrições para cursos de licenciatura gratuitos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu o período de pré-inscrições para as oportunidades do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Trata-se de cursos de licenciatura gratuitos, oferecidos por instituições de ensino superior parceiras da Capes.
Em 2014, serão oferecidas 37.816 mil vagas em diversos cursos de licenciatura de todo o país, na modalidade presencial. Podem concorrer docentes da rede pública que não tenham formação em nível superior ou que desejem fazer o curso na disciplina que atuam em sala de aula e para a qual não tenham a formação.
A iniciativa também acolhe os profissionais que desejam fazer a sua segunda licenciatura — docentes em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuam em área distinta da sua formação inicial — e oferece, também, formação pedagógica aos docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública de educação básica. A seleção abriga, ainda, educadores cadastrados no Educacenso na função “tradutor intérprete de Libras”.
O primeiro passo para os interessados é verificar a oferta de vagas para a sua cidade e efetuar a pré-inscrição no curso desejado na Plataforma Freire. O prazo para efetuar tal procedimento se estende até 13 de janeiro de 2014. A comprovação do exercício da docência será verificada no ato da pré-inscrição que, por sua vez, será validada na Plataforma Freire pelas secretarias de Educação Estadual ou Municipal a qual o professor está vinculado, entre os dias 14 de janeiro a 28 de fevereiro.
Os organizadores, no entanto, explicam que a pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela instituição de ensino superior escolhida e do atendimento às regras do programa para a formação das turmas.
O Parfor visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica.
O acesso é realizado por intermédio da oferta de turmas especiais em cursos de Licenciatura, programas de segunda Licenciatura – ofertados somente na modalidade a presencial – e Formação Pedagógica das Instituições de Educação Superior.
Até 2012, o Parfor implantou 1.920 turmas. Há 54 mil professores da educação básica frequentando os cursos em turmas especiais do Parfor, localizada em 397 municípios do país.
Com informações da Folha Dirigida