Identidade, carreira e jornada dos profissionais da educação

Capa_CadernoEducação_n26O Caderno de Educação da CNTE n° 26, com o título “Políticas Educacionais em Debate” e publicado em julho-dezembro de 2013, traz em seu quinto artigo o tema da identidade, carreira e jornada dos profissionais da educação. Baseado nos encontros dos funcionários da educação, realizados em 2013, o artigo, cujo título repete a temática, “Identidade, carreira e jornada dos profissionais da educação”, contextualiza a situação da categoria e extrai da história e da legislação um corpo de doutrina para embasar as reflexões sobre a identidade, a carreira e a jornada dos profissionais, compondo uma visão geral da situação e um discurso mais formal, dividido em dez teses, que descrevem o que são os “profissionais da educação”.
O autor do texto é João Monlevade, doutor em educação, professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), consultor legislativo do Senado Federal e ex-dirigente da CNTE. Confira aqui o texto na íntegra.