Grupo Cultural Obará apresenta o 3° Seminário Zumbi Não Morreu
O Grupo Cultural Obará apresentará, de 28 de julho a 04 de agosto, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), o seminário Zumbi não morreu. O evento, que conta com a parceria do Sinpro, promoverá oficinas; feirinha de artesanato com mulheres artesãs; discotecagem e rodas de conversa sobre a arte negra com grandes nomes da cultura afro-brasileira, e ainda terá a participação da coordenadora da Secretaria de Raça e Sexualidade do Sinpro Márcia Gilda na mesa de abertura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.
O seminário tem o objetivo de potencializar a formação educacional, política, cultural e artística do povo negro por meio de oficinas e palestras. Dentre os nomes já confirmados para esta edição estão o de Obará; de representantes do Boi do seu Teodoro; Seu Gois, diretor do Araketu; do pai de santo Adisson Júnior; do bailarino José Calixto de Andrade; da dançarina cantora Osana Oliveira; além de sacerdotes de religiões de matrizes africanas de todo o Brasil, da secretária de Educação do DF Helvia Paranaguá, de deputados federais e distritais, e do secretário de Cultura do DF, Claudio Abrantes. No âmbito das oficinas, o evento dará foco para muita música, danças e capoeira.
Márcia Gilda explica que nos dias 28, 29 e 30 de julho o seminário será aberto ao público, no dia 31 não haverá atividades e de 01 a 04 de agosto o evento receberá as escolas públicas na plateia. “Zumbi representa força, resistência e liberdade para o povo preto. Neste sentido, a realização deste 3° Seminário resgata este legado deixado por Zumbi através de um ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais reverberando as potencialidades da negritude que contribuiu e contribui diuturnamente para a construção do nosso país e da formação de uma sociedade com mais equidade”.
Os(as) participantes ainda terão a oportunidade de apreciar a culinária negra, com o tabuleiro de acarajé, uma Yabassé (responsável pelo preparo dos alimentos sagrados no candomblé) servindo uma comida tradicionalmente negra, e no final do dia e das atividades de formação a apresentação da DJ pretx Beatmilla.
MATÉRIA EM LIBRAS