Governador recebe direção da CUT

Nesta quinta-feira (6/5), dirigentes da CUT reuniram-se com o governador Rogério Rosso, na residência oficial de Águas Claras. Na ocasião, a presidente da CUT-DF, Rejane Pitanga, apresentou um conjunto de reivindicações dos servidores do GDF, abrangendo Plano de Saúde, Auxílio-Alimentação: majoração dos valores e retirada da contrapartida; lei de liberação de dirigentes sindicais para mandato classista; e precatórios.

Rejane também quis saber de Rosso as medidas que o governador tem tomado para sanear o Distrito Federal e garantir a transparência nos gastos públicos. O chefe do Executivo fez um breve relato de suas ações à frente do governo nessas três semanas. Rosso enfatizou que “a prioridade é resolver o caos da Saúde”, lembrando que também é necessário avançar em outras áreas. O governador lembrou ainda que está promovendo uma auditoria no GDF e que sua intenção é divulgar os gastos e receitas pela internet.

O Secretário de Relação do Trabalho da CUT-DF, Cícero Rola, enfatizou que é necessário “fazer um Raio X do GDF para ver que caminho tomar e quais áreas deverão realmente ser priorizadas”. Entre outros pontos, Cícero relatou a situação do plano de saúde, que está pendente há 10 anos, e cobrou solução para aquilo que considera uma “amarração dos servidores ao BRB” para efetuar transações bancárias, como o caso dos empréstimos consignados. Já o dirigente da CUT Nacional, Jaci Afonso, cobrou comprometimento do governador com a transparência de suas ações.

A CUT considerou positiva a reunião, pois será estabelecida uma agenda permanente de negociação, sendo marcada nova reunião para o dia 27/5, ocasião em que o Rosso dará respostas às reivindicações apresentadas pela Central. Além disso, a Secretária de Mulheres Trabalhadoras, Maria da Graça de Sousa, solicitou que nessa reunião também fossem abordadas questões relativas à violência contra as mulheres e aos Conselhos Tutelares.

Participaram do encontro o Secretário-Geral da CUT-DF, José Eudes Oliveira Costa, o Secretário de Políticas Sociais, Ismael José Césaro, a Secretária de Saúde do Trabalhador, Conceição de Maria Costa, o Secretário de Igualdade Racial, Jorge Luiz Prates, o Secretário do Meio Ambiente, João Luiz Batista, o Secretário de Juventude, André Luiz da Conceição e o diretor Francisco Hélio de Barros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CUT-DF