“Gira das Desempregadas Convida” ocupa ruas do DF com teatro, circo e afeto

O projeto “Gira das Desempregadas Convida” segue sua jornada de ocupação artística e leva teatro, circo e afeto a ruas do Distrito Federal e cidades de Goiás durante todo o mês de agosto. A partir deste domingo (10/8), a trupe desembarca em várias localidades, como Guará, Taguatinga, Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge, promovendo apresentações gratuitas para todos os públicos. (Veja a programação no final desta matéria).

A iniciativa reúne coletivos feministas em 33 apresentações em nove localidades, com acessibilidade plena e foco na valorização das experiências femininas. Os espetáculos são pensados para todas as idades, com o objetivo de aproximar a arte do cotidiano e fortalecer vínculos comunitários.

Com o compromisso de garantir a “acessibilidade plena”, todas as apresentações contam com “intérpretes de Libras, audiodescrição ao vivo e materiais em Braile”. A proposta é clara: a arte deve alcançar todos os corpos e realidades.

A Gira

Segundo Maria Tavares, artista e diretora do coletivo “As Desempregadas”, a Gira nasce do desejo de fortalecer redes colaborativas entre grupos e coletivos culturais da cidade. “A ideia é reforçar a cultura como ferramenta de mudança social, onde a colaboração é o motor para uma arte mais diversa, acessível e impactante”, afirma.

O projeto também carrega um “forte compromisso com a transformação social” por meio da arte. Os espetáculos abordam temas como “empoderamento feminino, respeito à diversidade, igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher”, sempre de forma acessível e acolhedora.

Espetáculos

O espetáculo principal, intitulado “Pedaços de Maria”, é uma criação de Maria Tavares. A montagem costura vivências pessoais da artista com histórias de inúmeras outras “Marias” — mulheres reais e simbólicas que inspiraram uma criação leve, divertida e profundamente sensível.

Um dos grupos convidados para a circulação é o brasiliense “As Caixeiras Cia. de Bonecas”, referência nacional no teatro de formas animadas. O coletivo apresenta a trilogia “Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo”, composta pelos microespetáculos “Revoar”, “Amor de Cão!” e “Amor – título provisório inalterável”. As apresentações são realizadas no formato “teatro lambe-lambe”, com espetáculos exibidos dentro de pequenas caixas cênicas para um espectador por vez. A experiência é íntima, sensível e transformadora, com sessões que duram de 3 a 6 minutos e abordam temas como afeto, liberdade e escuta.

Apresentações de agosto:

10/8 – Feira do Guará – 11h (As Caixeiras) e 12h (Pedaços de Maria)

17/8 – Batalhão das Artes, em Taguatinga – 16h (Pedaços de Maria)

22/8 – Teatro Escola A Barca Coração, em Alto Paraíso/GO – 19h (Pedaços de Maria)

23/8 – Casa Candeia Espaço de Cultura, em Cavalcante/GO – 19h (Pedaços de Maria)

24/8 – Cavaleiro de Jorge, em São Jorge/GO – 17h (Pedaços de Maria)

25/8 – Educandário Humberto de Campos, em Alto Paraíso/GO – 10h40 (Pedaços de Maria)

31/8 – Rua do Lazer, no Guará – 10h – intérprete de libras (Pedaços de Maria)

SERVIÇO
GIRA DAS DESEMPREGADAS CONVIDA
Espetáculos gratuitos de teatro, circo e lambe-lambe em cidades do DF e goianas.
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: intérprete de Libras, audiodescrição e estrutura adaptada