Ginástica acrobática: escolas do DF assistem e participam do torneio nacional

Um Centro de Convenções Ulysses Guimarães sempre lotado recebeu, entre os dias 5 e 7 de setembro, o Campeonato Brasileiro e o XI Torneio Nacional de Ginástica Acrobática. O torneio, que este ano aconteceu em Brasília, reuniu atletas de todas as idades e de todo o Brasil, e foi organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica e pela Federação Brasiliense de Ginástica.

Na sexta-feira (6/9), diversas escolas públicas do DF compareceram ao Centro de Convenções para acompanhar as competições, e estudantes do Centro de Iniciação Desportiva (CID) Sobradinho e do Centro Olímpico da Estrutural estavam entre os inscritos.

Os atletas que participam do Torneio Nacional são iniciantes, intermediários e avançados. Os atletas que concorrem ao Campeonato Brasileiro são de nível mais avançado e disputam uma possível vaga na Seleção Brasileira de Ginástica Acrobática que, nesta semana, está em Portugal para participar do campeonato mundial. Dentre as equipes da seleção, dois trios são do Distrito Federal.

A Ginástica Acrobática é uma modalidade esportiva relativamente nova. Ainda não foi alçada a esporte olímpico porque precisa de um certo número de praticantes nos cinco continentes do planeta para ganhar esse status.

A modalidade se subdivide em três elementos: dinâmicos (lançamentos), estáticos (equilíbrio e flexibilidade e duplas ou grupos) e individuais (equilíbrio, flexibilidade e mortais).