Gaped e Gase | Sinpro oferece serviço gratuito para revisão da aposentadoria

O Sinpro orienta professores(as) e orientadores(as) educacionais que se aposentaram nos últimos cinco anos a procurarem o Sindicato para revisão da aposentadoria. O objetivo é avaliar a incorporação da Gratificação de Atividade Pedagógica (Gaped) e da Gratificação de Atividade de Suporte Educacional (Gase) ao vencimento. O serviço é oferecido de forma totalmente gratuita para filiados(as).

Nos planos de carreira de 2007 e 2013, a Gaped foi estendida a um número maior de professores(as). Com isso, além dos(as) que estavam em regência, aqueles(as) que exerciam outras atividades passaram a receber a gratificação.

Mesmo com a ampliação da lista de atividades com direito à Gaped, o GDF passou a negar a incorporação dos períodos anteriores à alteração no cálculo da aposentadoria. Entendimento equivalente é aplicado à Gase, direcionada aos(às) orientadores(as) educacionais.

Luta do Sinpro, conquista da categoria

O Sinpro ajuizou aproximadamente 6 mil ações para questionar valores referentes à Gape/Gase que não foram incluídos no benefício da aposentadoria. Por meio da luta do sindicato, milhares de professores(as) e orientadores(as) educacionais tiveram suas aposentadorias corrigidas. Os valores foram pagos, inclusive, com retroativo.

“É fundamental que os(as) aposentados compareçam ao Sinpro para correção das aposentadorias. Além de corrigir uma grande injustiça contra professores, professoras, orientadores e orientadoras educacionais, que durante anos serviram de forma exemplar o ensino público do DF,  a iniciativa do Sinpro garante o respeito à categoria do magistério público”, disse a diretora do Sinpro Elineide Rodrigues.