Grupo Formigueiro de Teatro apresenta espetáculo “Sabe por que tu não deu bola?”
O espetáculo “Sabe por que tu não deu bola?”, criado pelo Grupo Formigueiro de Teatro, chega em Samambaia, Riacho Fundo 2 e Recanto das Emas para provocar uma reflexão sobre o racismo e suas interseções com identidades e gêneros diversos. Com base em situações reais vivenciadas pela comunidade, a peça aborda várias formas de opressão enfrentadas pelas pessoas negras e destaca as histórias de luta contra o silenciamento.
Mais informações no site de divulgação do grupo no seguinte link: https://www.portalconteudo.com.br/post/espet%C3%A1culo-sabe-por-que-tu-n%C3%A3o-deu-bola-circula-pelo-df

O grupo de teatro utiliza a técnica Cena-Fórum do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, a obra narra a injustiça sofrida por um homem negro, preso injustamente, enquanto a sociedade o acusa de “vitimismo”. O espetáculo dá visibilidade a artistas negros do Distrito Federal e incorpora o repertório musical local, que valoriza a cultura negra. A peça não só promove o debate sobre o racismo, como também estimula o diálogo entre a arte e a comunidade, com abordagens de questões como acessibilidade e inclusão.
O grupo Formigueiro de Teatro, fundado em 2017, já se consolidou como um importante agente cultural no Distrito Federal e tem promovido a inclusão social por meio da arte. As apresentações utilizam a metodologia interativa da Cena-Fórum, permitindo que o público participe ativamente da construção da narrativa, propondo soluções para os problemas abordados. O objetivo é fortalecer o protagonismo comunitário e ampliar o acesso à cultura.
O projeto contará com nove apresentações gratuitas em escolas e espaços públicos das regiões contempladas. As apresentações são voltadas para a reflexão e ação coletiva, com três apresentações abertas ao público em geral. Confira os detalhes das apresentações e participe dessa reflexão transformadora.
SERVIÇO
Evento: Espetáculo “Sabe por que tu não deu bola?”
Locais de apresentação:
Datas e locais:
Setembro – Samambaia Sul
• 22/9 – Centro de Ensino Fundamental 120 (CEF 120) Samambaia Sul
- Duas apresentações (matutino e vespertino) exclusivas para estudantes
• 22/9 – Às 19h no CEF 120 - Uma apresentação aberta ao público
Outubro – Riacho Fundo 2
• 20/10 – CED 01 do Riacho Fundo 2
- Duas apresentações (matutino e vespertino) exclusivas para escolas
• 20/10 – Apresentação aberta ao público (local em breve)
Novembro – Recanto das Emas
• 3/11 – CEM 804
- Duas apresentações (matutino e vespertino) exclusivas para escolas
• 10/11 – Apresentação aberta ao público (local em breve)