Família e escola devem ser parceiras na educação de crianças e jovens

Os pais são os primeiros professores da criança e continuam desempenhado esta tarefa no decorrer dos anos. Eles podem influenciar na aprendizagem que os filhos adquirem na escola, através das atitudes e valores que passam.
O estudante Sérgio Farias acredita que os pais têm papel fundamental na sua educação. “Os pais modernos, com opiniões mais modernas, não perdem a educação dos filhos e ajudam em seu aprendizado”, avaliou Sérgio.
A psicóloga Morgana Sales explica que a escola e os pais devem se complementar na educação das crianças e jovens. “A família é o primeiro contato com educação que a criança tem, depois vem a escola, mas é ideal que os pais acompanhem este conhecimento teórico que é repassado a elas pela escola”, disse a psicológa.
A jornalista Amana Dias Cavalcanti diz que sempre procura passar os valores da família para o filho. “Aqui em casa sempre repassamos a ele os nossos princípios, o respeito que ele deve ter com os outros, com os animais e buscamos a parceria com a escola na hora de educá-lo”, disse Amana.
Para a psicopedagoga Eliene Pierote, o novo desafio das famílias é acompanhar a rotina escolar dos filhos e melhorar o aproveitamento deles dentro da sala de aula.
“Hoje o contexto mudou, as mães começaram a sair para o mercado de trabalho e as crianças desde cedo começam a estudar. Aos pais cabe acompanhar a rotina dos filhos e impor os limites, organizado o tempo dos pequenos, para que eles saibam desde cedo suas obrigações”, sugeriu a psicopedagoga.
Com informações do G1