Falta de professores é maior do que afastamentos de sala de aula

 
 
 
Em que levantamento o governador Agnelo Queiroz se baseou para comentar em entrevista ao Jornal de Brasília que não há necessidade de contratar na Educação? No entendimento do Sinpro, é verdade que há professores fora da sala de aula que poderiam retornar à regência de classe, mas a grande maioria está lotada na própria estrutura da Secretaria de Educação, ou seja, são profissionais necessários no desenvolvimento de propostas e projetos pedagógicos.
Mesmo que o retorno de todos eles ocorresse, isso não seria suficiente para suprir as carências da rede, até porque essas carências não são lineares, são por disciplina, ou seja, faltam professores de Matemática, Química, Física etc e podem sobrar professores de outras.
E não podemos esquecer que hoje existem cerca de seis mil contratos temporários e grande parte deles ocupa vagas efetivas, que deveriam ser exclusiva de concurso público. A contratação de concursados é urgente, necessária e fundamental para normalizar o ano letivo nas escolas públicas. Esse é um compromisso de campanha: diminuir a quantidade de contratos temporários. E condição primordial para realmente priorizar a educação no DF. Gasto com a Educação não é despesa, é investimento.