“Fale baixo, menina!” no TV Sinpro desta semana

O TV Sinpro desta quarta-feira, que vai ao ar às 19 na TV comunitária e nas redes do Sinpro, traz o lançamento do livro Fale baixo, menina! da arte educadora e escritora Luciany Osório e a contação dessa história, pelo Grupo Paepalanthus, que vem ocorrendo em 10 escolas de Brazlândia durante todo o mês de outubro.

O livro infantil “Fale baixo, menina!” conta a história de uma menina que era repreendida a todo o momento por causa da sua voz. Depois de tanto se apagar e de quase explodir como um balão, ela percebeu que sua voz era importante e que ninguém poderia mais silenciá-la. Esse texto é um manifesto lúdico pelo direito à liberdade e à vida das mulheres e meninas que historicamente seguem oprimidas em uma sociedade violenta e machista.

“O livro é voltado para crianças, independente do gênero e/ou classe social, pois em um país com índices absurdos de feminicídio e de violência contra mulheres e LGBTQIA+, é urgente a compreensão de que a luta contra a violência de gênero é papel de todos os cidadãos. Trabalhar esse tema de forma lúdica com crianças é uma forma de abrir as portas para que escola e professores, enquanto agentes sociais partícipes da rede de proteção a crianças e adolescentes, possam ampliar suas ferramentas de combate a esse tipo de violência”, conta a professora Luciany.

A apresentação do livro nas Escolas de Ensino Fundamental I (séries iniciais) de Brazlândia, através de contação de história utilizando música, fantoches e recursos audiovisuais é parte da proposta para uma abordagem leve, descontraída e acessível a crianças de 9 a 12 anos. Nessa região administrativa, a escola é na maioria das vezes a única porta de acesso de crianças e adolescentes a diversos aparatos culturais, tendo em vista que a RA não possui teatros, cinema, galerias de arte, museus, ou qualquer outro espaço destinado à arte e a cultura. Levar até a escola esse tipo de atividade cultural interativa é também uma forma de democratizar o acesso à arte e a cultura para essas crianças que se encontram a 53 km do Plano Piloto. 

O grupo Paepalanthus, escolhido para a contação de história nas escolas, é formado por 4 mulheres artistas da cidade, duas delas com mais de 60 anos, que conhecem bem a região e as escolas.

O livro possui uma versão em braile que facilitará a circulação da temática no DF entre pessoas cegas. Os dez exemplares em braile serão doados a escolas de Brazlândia que possuam estudantes cegos, as bibliotecas da Universidade de Brasília (UnB), Universidade do Distrito Federal (UnDF) e para Biblioteca Braille Dorina Nowill situada em Taguatinga/ DF.

A apresentação dessa obra para crianças advém da necessidade de se superar valores culturais arraigados no preconceito e na violência, em detrimento de novas práticas pautadas nos direitos humanos, na empatia e na construção de uma sociedade socialmente mais justa para com todos os seus cidadãos. A professora Luciany explica: “como arte-educadora e autora desse livro tenho a plena certeza que educar é a chave para que as novas gerações não repitam os graves erros ainda cometidos na nossa sociedade.”

A professora espera que o projeto, através do livro e da contação de história, crie, de forma lúdica, pontes entre a realidade vivida por meninas e mulheres, em um mundo desigual e violento, e a informação, para que sejam capazes de transformar as suas histórias e de todos ao seu redor. Os exemplares entregues às escolas poderão ser usados em projetos futuros, e também, a partir das crianças, chegarão até as mãos de outros membros da família, fazendo com que o livro possa ser um gerador de debate, questionamentos e mudança de comportamentos em diversos espaços formativos.

O projeto o projeto foi/é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

O TV Sinpro é nesta quarta-feira, às 19h. Não perca!