Exposição “Marias” fortalece mulheres que romperam com a violência doméstica
“Marias”, exposição que reúne fotografias de dez mulheres com diferentes experiências de ruptura com o ciclo da violência doméstica, está em cartaz até 14 de novembro no Espaço Cultural Athos Bulcão, no foyer do plenário da Câmara Legislativa. A entrada é gratuita, com visitação de 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.
A autora do trabalho é a fotógrafa e jornalista Ísis Dantas, que, desde 2019, registra relatos de sobreviventes por meio do projeto Marias da Penha, que já alcançou dezenas de mulheres utilizando a fotografia como instrumento terapêutico. O objetivo é destacar a transformação de experiências de dor advindas da violência em narrativas de resistência e reconstrução.
A exposição conta com 43 quadros e tem curadoria do artista plástico e fotógrafo Rinaldo Morelli. Baseada em livro homônimo de Ísis, que apresenta as histórias dessas dez mulheres em forma de retratos e depoimentos, o trabalho revela trajetórias que vão desde cárcere privado até tentativas de feminicídio.
A autora, que também sobreviveu a um relacionamento abusivo, destaca o papel da arte na sua própria trajetória e na de outras mulheres. “A fotografia me ajudou a resgatar minha própria vida e, com o projeto Marias da Penha, percebi que poderia ajudar outras mulheres a se reconhecerem como fortes, belas e capazes de recomeçar. O livro e a exposição reforçam que há vida após a violência, mas é preciso dar o primeiro passo”, afirmou ela à Agência CLDF.
Tanto o livro quanto a exposição “Marias” são realizados pela Associação Artise de Arte Cultura e Acessibilidade, com o fomento do Ministério da Cultura (MinC) e apoio do deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF) . Para acessar o livro digital, clique AQUI.
Serviço
Exposição Marias
Espaço Athos Bulcão – foyer do plenário da CLDF
Visitação: de 21 de outubro a 14 de novembro de 2025, de 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Entrada gratuita
Com informações da Agência CLDF.
